quinta-feira, 13 de abril de 2023

Ex-prefeito paraibano é condenado a prisão por desvio de dinheiro

Edvan Félix, ex-prefeito de Catingueira, é condenado a quase 9 anos de prisão por desvio de dinheiro público e terá de reembolsar ao erário mais de R$ 661 mil


O ex-prefeito de Catingueira, no Sertão paraibano, José Edvan Félix, foi condenado a quase nove anos de prisão por desvio de dinheiro público. A sentença foi proferida pela 14ª Vara Federal da Paraíba, a pedido do Ministério Público Federal. O ex-prefeito foi condenado a oito anos, dez meses e 20 dias de reclusão em regime fechado. Além disso, o ex-gestor terá de reembolsar ao erário público mais de R$ 661 mil.

Segundo as investigações que levaram à Operação Dublê, Edvan Félix comandava um esquema criminoso envolvendo a montagem de licitações e desvio de recursos públicos por meio do uso de notas fiscais “clonadas” ou “falsas”. No caso, recursos públicos federais de diversos programas, sacados pelo então prefeito por meio da emissão de cheques nominais ao Tesouro, tiveram destino desconhecido por não terem sido comprovados repasses a empresas supostamente contratadas pelo município . Os descaminhos foram cometidos por meio da emissão de falsas promessas supostamente destinadas a sete pessoas jurídicas.

Outra participante do esquema como “intermediária de faturas”, segundo a denúncia do MPF, Semeia Trindade, também foi condenada a cinco anos em regime semiaberto. No entanto, sua responsabilidade se limitava ao desvio de recursos públicos usando o nome de apenas uma empresa. Ambos estão sendo julgados em liberdade.

Paraíba Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário