quinta-feira, 20 de abril de 2023

Lula diz que ex-ministro do GSI deixou o cargo "por conta própria"

Presidente Luis Inácio Lula da Silva sobre demissão do general Gonçalves Dias: "Saiu por conta própria"

Ontem (19/04), sem citar diretamente o caso, Lula disse que o Brasil "não tem espaço para fascista, nazista e quem não gosta da democracia", e que não guarda rancor das Forças Armadas

Ingrid Soares
 (crédito: Lula/Ricardo Stuckert)
(Crédito: Lula/Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (20/04) que o general Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), deixou o cargo "por conta própria".

"Não. Ele saiu por conta própria", relatou o chefe do Executivo a jornalistas do Valor Econômico e do jornal O Tempo ao ser questionado se estava "chateado" com a situação. A declaração ocorreu quando o presidente chegava ao evento onde anunciou repasse de R$ 2 bilhões para hospitais filantrópicos no Palácio do Planalto. Lula não discursou no evento.

Ontem (19/04), o então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, pediu demissão. A decisão ocorreu após vazarem imagens dele e de agentes da pasta interagindo com os golpistas no dia dos atos terroristas de 8 de janeiro.

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, ex-interventor federal no DF, assumiu o Gabinete de Segurança Institucional de maneira interina.

Sem rancor com militares

Ontem, sem citar diretamente o caso, ao participar do lançamento do Processo de Elaboração do PPA Participativo (Plano Plurianual), o presidente afirmou que o Brasil "não tem espaço para fascista, nazista e quem não gosta da democracia".

Mais tarde, em evento de recomposição orçamentária das universidades, Lula afirmou ter ficado na dúvida sobre comparecer ao evento do Dia do Exército, comemorado ontem. O chefe do Executivo disse que "andava magoado", mas garantiu ter ido à cerimônia para sinalizar não guardar rancor da corporação e mostrar que o assunto envolvendo militares e o antigo governo Jair Bolsonaro (PL) está superado.

“Hoje [ontem] foi dia do Exército Brasileiro. E todo mundo sabe o quanto eu andava magoado com os militares neste país por conta de tudo que aconteceu. E eu fiquei a noite toda pensando: 'vou ou não vou, vou ou não vou?'. Tomei a decisão de ir, e acho que foi Deus que me ajudou a decidir, porque eu fui para mostrar que eu não guardo rancor”, afirmou Lula. O petista emendou ainda que esse “não é mais o Exército de Bolsonaro”.

Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário