segunda-feira, 13 de março de 2023

Veja os 10 tipos de câncer mais recorrentes na Paraíba

Próstata, mama e colo do útero: veja os 10 tipos de câncer mais recorrentes na Paraíba, segundo dados do Inca 

Inca projeta que para o triênio 2023-2025 cerca de 1.650 novos casos de câncer de próstata possam acontecer no estado

O câncer de próstata é o mais comum entre os vários tipos da doença na Paraíba, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Na segunda colocação de maior incidência, está o câncer de mama e, posteriormente, o de colo de útero. Os dados foram solicitados pelo G1.

De acordo com o Inca, para o triênio 2023-2025, estima-se que cerca de 1.650 novos casos de câncer de próstata possam acontecer no estado, enquanto 1.180 casos de câncer de mama podem ser diagnosticados no mesmo período e, ainda, 290 casos de câncer de colo de útero.

No entanto, na projeção para os próximos anos, é o câncer de pulmão que aparece na terceira colocação como potencial terceiro maior incidente no próximo triênio, com cerca de 520 novos casos.

Outro número que chama atenção é o de casos de câncer no estômago, levando em consideração a soma com os casos de câncer colorretal, que é um tipo da doença que acomete uma parte do intestino grosso (o cólon) e o reto. Juntos, os dois tipos podem ser diagnosticados em 810 pessoas nos próximos anos. Separados, o câncer de estômago tem uma projeção de 410 casos, enquanto o colorretal tem 400 potenciais casos.

Paraíba Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário