terça-feira, 7 de março de 2023

Paraibana aprovada em 1º lugar em medicina na USP prefere a UFPB

Aprovada em 1º lugar em medicina na Universidade de São Paulo (USP), estudante paraibana escolhe curso na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

estudante - Aprovada em 1º lugar em medicina na USP, estudante paraibana escolhe curso na UFPB
Foto: Maria Clara Lira/Arquivo pessoal

A estudante Maria Clara Lira, que foi selecionada em 1º lugar no curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP), vai cursar medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O resultado foi divulgado na segunda-feira, 28 de fevereiro, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ela ficou em 1º lugar entre os cotistas de escola pública.

A estudante se diz muito feliz e realizada por passar tanto na USP, quando na UFPB.

“Quando eu me preparava para o ENEM, objetivava a UFPB como sendo uma das minhas principais opções. Com isso, passar na UFPB em medicina, assim como foi passar na USP, foi a realização de um sonho“, afirma.

Maria Clara, de 17 anos, era aluna do curso técnico de informática, integrado ao ensino médio, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras, no Sertão da Paraíba – onde mora com a mãe pedagoga e o pai aposentado.

A escolha da universidade se deu por termos práticos avaliados por Maria Clara durante os seis anos de seu curso. Mesmo com uma distância de 476,5 km da família, João Pessoa, onde fica o campus da UFPB que foi aprovada, tem um custo de vida menor que São Paulo.

Além disso, na cidade ela tem familiares e uma estrutura afetiva e emocional que vai ajudar nesta nova jornada. Maria Clara é sobrinha dos atores Nanego Lira – que interpreta Padre Zezo na novela ‘Mar do Sertão’ – e Buda Lira, também ator.

“Considerei a mudança tão grande em tão pouco tempo, a distância dos meus familiares e a minha inexperiência em um local desconhecido e de cotidiano diferente como São Paulo. As condições financeiras, infelizmente, não permitiriam que minha família me acompanhasse: meus pais e meu irmão mais novo. No mais, tenho a oportunidade de estudar numa excelente instituição, como a UFPB“, pontua a estudante.

Sonho de ser médica

Lídia Maria, mãe de Maria Clara, conta que a filha sempre foi muito estudiosa. A adolescente iniciou o ensino médio em 2020, ano em que teve início a pandemia da Covid-19. Sem sair de casa, por causa do isolamento social, e com as aulas na modalidade online, a estudante passava a maior parte do dia no quarto, estudando.

Quando terminava a aula da escola, ela tirava um intervalo para o almoço e depois focava na preparação para o Enem. À noite, a estudante ainda reservava pelo menos duas horas para estudar um pouco mais.

O esforço e a dedicação de Maria Clara geraram frutos que nem ela sabia que era capaz. Quando fez a inscrição pela USP, seguiu a mentalidade de “o não eu já tenho” – como ela mesma descreve.

Com o resultado do Sisu, a estudante vive na empolgação. Ela ainda não sabe em qual área da medicina vai seguir e se especializar, mas relata sua curiosidade imensa sobre funcionamento do corpo, especialmente do cérebro.

As aulas na UFPB estão previstas para começar em julho e logo mais a jovem está chegando na capital para organizar sua estadia.

“Minha expectativa é adquirir o máximo de conhecimento possível para exercer a profissão de forma cidadã e humana. Também tenho vontade de atuar em hospitais e postos de saúde, então estou ansiosa para os estágios e as atividades práticas que a universidade e o curso têm a oferecer!”, pontua.

Fonte: G1PB - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Adriany Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário