terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Confirmação de casos de gripe aviária em seres humanos

Organização Mundial de Saúde (OMS) acende alerta após dois casos de gripe aviária em seres humanos no Camboja 

gripe aviaria 300x180 - OMS acende alerta após dois casos de gripe aviária em humanos
Imagem: Reprodução/Internet

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está trabalhando com autoridades do Camboja após a confirmação de dois casos de gripe aviária em seres humanos no país. A infecção, que afeta principalmente animais, tem uma taxa de mortalidade de 50% em humanos.

“A situação global do H5N1 é preocupante, dada a ampla disseminação do vírus em aves em todo o mundo”, disse Sylvie Briand, diretora de preparação e prevenção de epidemias e pandemias da agência de saúde da ONU. “Estamos em estreita comunicação com as autoridades do Camboja para entender mais sobre o surto.”

A OMS ainda alertou que outros casos humanos são esperados, já que o vírus continua a ser detectado em populações de aves, e pediu maior vigilância em todos os países.

Quase todos os casos de infecção por H5N1 em pessoas foram associados ao contato próximo com aves vivas ou mortas infectadas ou ambientes contaminados.

De 2003 a 25 de fevereiro de 2023 , um total de 873 casos humanos de H5N1 e 458 mortes foram relatados globalmente em 21 países.

Sintomas da gripe aviária

A gripe aviária é um tipo infeccioso de gripe que se espalha entre as aves e pode afetar os humanos. Existem muitas cepas diferentes do vírus. Quatro delas causaram preocupação nos últimos anos. São elas: H5N1 (desde 1997); H7N9 (desde 2013); H5N6 (desde 2014) e H5N8 (desde 2016).

A infecção causa sintomas semelhantes aos do resfriado comum, como tosse, febre, dor de garganta e, às vezes, doenças respiratórias graves e pneumonia. O contato com as aves é a principal forma de transmissão.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário