segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Alerta para o tipo de câncer que mais mata em todo o mundo

Sinais de que pode sofrer do câncer que vitimou a jornalista Glória Maria; a doença é curável, mas não permite demoras


Sinais de que pode sofrer do câncer que vitimou a jornalista Glória Maria
© Instagram/Glória Maria

O câncer do pulmão é uma das doenças oncológicas que mais mata em todo o mundo. Na manhã desta quinta-feira, morreu Glória Maria, jornalista da Globo, a quem a doença foi diagnosticada em 2019. Aos 73 anos, não resistiu a metástases no cérebro, derivadas do câncer. 

Causas e fatores de risco do câncer de pulmão

O tabagismo é apontado como o principal causador de câncer de pulmão. Cerca de 85% dos casos estão associados ao hábito de fumar. O fumo passivo, isso é, a exposição à fumaça do cigarro, também contribui para o desenvolvimento desse tipo de tumor. Mas existem outros fatores de risco, tais como:​​​​​​​

Doenças pulmonares - pessoas que já tiveram doenças como a tuberculose, por exemplo, têm maiores chances de desenvolver câncer de pulmão.

História familiar de câncer de pulmão - o risco de câncer de pulmão é maior para quem tem um parente próximo (como pais ou irmãos) com câncer de pulmão.

Idade - o câncer de pulmão surge com mais frequência a partir dos 45 anos de idade. E as maiores taxas da doença estão entre pessoas idosas.

Poluição - diversas pesquisas apontam que há uma relação direta entre exposição ao ar poluído e incidência de câncer de pulmão. O risco depende dos níveis de poluição do ar a que você está regularmente exposto.

Exposição ao gás radônio - esse gás radioativo é produzido pela quebra natural do urânio no solo, na rocha e na água. Eventualmente, se torna parte do ar que você respira. Níveis inseguros de radônio podem se acumular em qualquer prédio, incluindo os residenciais.

Exposição ao amianto - a inalação da fibra de amianto no local de trabalho - por exemplo, em atividades de mineração - também pode aumentar o risco de desenvolver câncer de pulmão.

Não é possível determinar a causa exata do câncer de pulmão. Mas o melhor que você pode fazer para se prevenir é não fumar. Parar em qualquer idade pode reduzir significativamente o seu risco.

Geralmente os sintomas do câncer de pulmão aparecem nos estágios avançados da doença. Eles podem incluir:

Tosse persistente ou com sangue;
Falta de ar;
Dor no peito;
Rouquidão;
Fadiga;
Perda de peso;
Perda de apetite.

Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário