domingo, 26 de fevereiro de 2023

Alerta sobre o aumento de uma bactéria resistente a medicamento

Órgão de saúde dos Estados Unidos emite alerta de aumento de bactérias resistentes a medicamentos

Bactéria Shigella pode ser transmitida por via fecal-oral, contato pessoa a pessoa e alimentos e água contaminados

Porcentagem de infecções por cepas resistentes a medicamentos da bactéria aumentou de zero em 2015 para 5% em 2022, de acordo com o CDC
Porcentagem de infecções por cepas resistentes a medicamentos da bactéria aumentou de zero em 2015 para 5% em 2022, de acordo com o CDC Stephanie Rossow/Science Photo Library/Getty Images

Amanda Sealyda CNN

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, emitiram um alerta de saúde sobre o aumento de uma bactéria resistente a medicamentos chamada Shigella.

Existem tratamentos antimicrobianos limitados disponíveis para essas cepas específicas de Shigella resistentes a medicamentos que também são facilmente transmissíveis, alertou o CDC no comunicado de sexta-feira (24). Ela também é capaz de espalhar genes de resistência antimicrobiana para outras bactérias que infectam os intestinos.

As infecções por Shigella, conhecidas como shigelose, podem causar febre, cólicas abdominais, vontade intensa de evacuar e diarreia com sangue. A bactéria pode ser transmitida por via fecal-oral, contato pessoa a pessoa e alimentos e água contaminados.

Embora a shigelose normalmente afete crianças pequenas, o CDC diz que começou a ver mais infecções resistentes a antimicrobianos em populações adultas – especialmente em homens que fazem sexo com homens, pessoas em situação de rua, viajantes internacionais e pessoas vivendo com HIV.

“Dadas essas preocupações potencialmente graves de saúde pública, o CDC pede aos profissionais de saúde que permaneçam vigilantes sobre suspeitar e relatar casos de infecção por XDR Shigella ao departamento de saúde local ou estadual e instruir pacientes e comunidades com risco aumentado sobre prevenção e transmissão”, disse o comunicado.

O CDC diz que os pacientes se recuperam da shigelose sem nenhum tratamento antimicrobiano e podem ser cuidados com hidratação oral, mas para aqueles infectados com cepas resistentes a medicamentos, não há recomendações de tratamento se os sintomas se tornarem mais graves.

A porcentagem de infecções por cepas resistentes a medicamentos da bactéria aumentou de zero em 2015 para 5% em 2022, de acordo com o CDC.

Em todo o país, existem quase 3 milhões de infecções resistentes a antimicrobianos a cada ano e mais de 35.000 pessoas morrem como resultado, de acordo com o CDC.

Um relatório recente das Nações Unidas (ONU) apontou que cerca de 5 milhões de mortes em todo o mundo foram associadas à resistência antimicrobiana em 2019 e que o número anual deve aumentar para 10 milhões até 2050 se não forem tomadas medidas para impedir a propagação da resistência antimicrobiana.

CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário