domingo, 15 de janeiro de 2023

Princesense toma posse como presidente do Tribunal de Contas da Paraíba

Conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho toma posse como novo presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB)

Captura de tela 2023 01 13 111120 - Nominando Diniz toma posse como novo presidente do TCE-PB nesta sexta-feira
Foto: Reprodução

Em solenidade prestigiadíssima, realizada em sessão extraordinária na manhã dessa sexta-feira, 13 de janeiro, o conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho tomou posse como novo presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). O evento foi realizado às 10h00, no Centro Cultural Ariano Suassuna, na sede da Corte de Contas.

Nominando Diniz foi eleito à unanimidade para presidir o TCE-PB no biênio 2023-2024, em substituição ao conselheiro Fernando Catão. A escolha ocorreu após o conselheiro Fábio Nogueira ceder a vez ao colega de Tribunal.

Na ocasião foi empossada também a nova mesa diretora do TCE-PB. O conselheiro Fábio Nogueira, reconduzido ao cargo, foi empossado na vice-presidência, assim como o corregedor geral, conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho, e o ouvidor, conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago Melo. O conselheiro Arnóbio Alves Viana permanece na coordenação da Escola de Contas Otacílio Silveira.

O conselheiro Fernando Rodrigues Catão, que se despediu da Presidência, vai presidir a 1ª Câmara Deliberativa. Para a 2ª Câmara, foi reconduzido o conselheiro André Carlo Torres Pontes.

O novo presidente do Tribunal de Contas do Estado ingressou na Corte paraibana em maio de 2003. Ele sucedeu o conselheiro Juarez Farias no quadro de indicações do Poder Legislativo, de onde veio, depois de exercer o mandato de deputado estadual por três legislaturas, tendo sido presidente de várias comissões permanentes, vice-presidente e presidente daquele Poder no biênio 1999/2000.

Natural do município de Princesa Isabel/PB, Nominando Diniz Filho é médico, pós-graduado em Cardiologia, com títulos em várias especialidades, mas sua vocação pública aflorou logo cedo, por influência de seu pai, Nominando Diniz, que era líder político e de tradicional família da região, tanto que na administração pública exerceu vários cargos, entre os quais, os de Coordenador de Promoção de Saúde Individual e Secretário Regional de Medicina Social do Inamps/PB, órgão do Governo Federal, entre os anos de 1983 e 1987, e a Secretaria Executiva de Saúde do Estado da Paraíba (1987/1989).

O conselheiro Nominando Diniz assume a Presidência do TCE-PB pela segunda vez. Seu primeiro mandato foi no biênio 2009/2011. Na Corte de Contas paraibana o conselheiro já exerceu os cargos de Ouvidor do TCE-PB e Coordenador da Escola de Contas do TCE (Ecosil). Foi presidente da Primeira e da Segunda Câmaras Deliberativas, e também Vice-Presidente entre os anos de 2007 e 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário