quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Agricultor paraibano se destaca com o cultivo orgânico de abacaxi

Com apoio do Sebrae/PB, produtor rural de Itapororoca, na Zona da Mata paraibana, destaca-se no cultivo de abacaxi orgânico e participará de feiras na Alemanha

Após consultorias, Tobias Lopes começou a produção de frutas sem uso de aditivos químicos e tem expandido negócio para o Sudeste


Abacaxi Organico Divulgacao Sitio Sao Jose 2 - Com apoio do Sebrae/PB, produtor rural de Itapororoca se destaca no cultivo de abacaxi orgânico e participará de feiras na Alemanha
Foto: Assessoria

Itapororoca, na região da Zona da Mata paraibana, está entre os municípios com a maior produção de abacaxi do estado e é lá que um agricultor tem se destacado com o cultivo orgânico da fruta, graças à coragem de inovar o negócio e buscar novas perspectivas no mercado. São cerca de 8 mil unidades colhidas por mês no Sítio São José que vêm ganhando espaço nas prateleiras dos supermercados da Paraíba, Pernambuco e São Paulo.

Tobias Lopes, produtor rural responsável pelo cultivo do abacaxi orgânico, afirma que o apoio do Sebrae Paraíba foi essencial para começar a produção orgânica, reorganizar a presença digital da empresa e buscar novas parcerias para ampliar o negócio. “O Sebrae sempre foi um parceiro estratégico para nós, auxiliando na articulação, rede de contatos e consultoria técnica. Houve aprimoramento do sistema de produção, melhoria na nossa presença digital, e o aprendizado foi de diversas perspectivas, desde a forma de como se posicionar no mercado, e como crescer o negócio”, destaca o empresário, que também está investindo no cultivo de melão orgânico.

O produtor recebeu a assistência especializada para o seu negócio por meio do Sebraetec, que, entre outras ações, incentivou ainda uma articulação com a Embrapa, que deve viabilizar a troca de experiência com outros agricultores no estado. “Esse trabalho pretende disponibilizar esses materiais para os produtores paraibanos que quiserem trabalhar com outros tipos de abacaxi resistentes à pragas, sobretudo a fusariose. Esse vínculo com a Embrapa também pretende aprimorar o manejo da cultura através de capacitação de produtores, agrônomos e extensionistas rurais”, detalhou Tobias Lopes, adiantando que já está testando novas variedades de abacaxi em suas terras.

O analista do Sebrae/PB, Marcílio Santos, reforça que o sucesso na produção de orgânicos no Sítio São José se deve principalmente à receptividade do produtor em enxergar as novas possibilidades que o seu negócio poderia alcançar e o retorno positivo que ele conseguiria, após uma orientação especializada. “Tobias é um produtor que está tão aberto às novas tecnologias que irá integrar uma missão organizada pelo Sebrae/RN, a Fruit Logística 2023, que será na Alemanha. Ele permanece lá para participar da Biofach, que é a maior feira de orgânicos do mundo. Isso será importante para ele já pensar na exportação dos seus produtos”, revelou o analista.

O Sebrae tem dado ao empreendedor apoio também no cultivo de outros alimentos sem aditivos e com produção integrada, o que vai possibilitar, inclusive, o ingresso da Paraíba na rede Ananas. “É um projeto para produção de mudas adaptadas ao nosso clima, livre de pragas e utilizando menos defensivos agrícolas, além de trazer maior produtividade aos agricultores. Vamos continuar trabalhando com esses agricultores os pilares de produção ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa, trazendo maior produtividade e consequentemente maior lucro para a abacaxicultura”, explicou Marcílio Santos.

Fonte: Assessoria - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Adriany Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário