segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Garoto autista de Juru volta a enxergar após transplante de córnea

Sem enxergar do olho direito desde 2021, Lincoln Ariel recupera a visão após ser submetido a um transplante de córnea com procedimento pago através de doações

Com a visão do olho direito totalmente perdida desde 2021, Lincoln Ariel foi submetido a um procedimento cirúrgico de transplante de córnea e voltou a enxergar

O menino juruense Lincoln Ariel Mendes do Nascimento, de 12 anos de idade, portador de Transtorno do Espectro Autista (TEA), que corria o risco de ficar totalmente cego se não conseguisse com urgência o dinheiro necessário para ser submetido ao procedimento cirúrgico de transplante de córnea, foi operado do olho do lado direito com sucesso e já voltou a enxergar

A cirurgia foi realizada há dez dias pelo Dr. Lúcio Maranhão, médico cirurgião do HVisão, Hospital da Visão de Pernambuco, localizado no Recife.

De acordo com Juliana Mendes, mãe de Ariel, o garoto havia perdido totalmente a visão do olho direito desde 2021. Ainda segundo ela, o olho esquerdo da criança está comprometido, com apenas 4% da visão, e também precisa passar por cirurgia.

Ao Blog JURU EM DESTAQUE, Juliana afirmou que o médico responsável pela cirurgia lhe assegurou que se Aryel tiver o repouso necessário, inclusive com imobilização das mãos para que ele não esfregue o olho operado, com sessenta dias realizará o transplante de córnea do outro olho.

A cirurgia de transplante de córnea de Lincoln Ariel foi realizada no HVisão, Hospital da Visão de Pernambuco, localizado no Recife, através de doações 

A recomendação básica, segundo a mãe do menino, é não esfregar os olhos, usar rigorosamente a medicação passada pelo médico, e realizar consultas regulares para fazer o acompanhamento adequado. Isso, ela disse ao blog que está fazendo.

Geralmente os resultados visuais após esse tipo de procedimento são muito satisfatórios. A visão do paciente depende também da integridade de outras estruturas oculares. Após o transplante da córnea, pode levar meses para a visão atingir seu potencial, mas depois de algumas semanas o paciente já pode perceber melhora, que acontece lentamente.

Embora esse tipo de cirurgia pudesse ser obtido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), há mais de um ano Ariel estava na fila de espera e corria o risco de perder totalmente a visão se o procedimento não fosse feito com urgência em um hospital particular.

“Ajudem o meu filho”, apelou Juliana Mendes pelas redes sociais, aflita porque não tinha condições financeiras para arcar com as despesas do transplante de córnea do menino e ele corria o risco de ficar cego. 

Após o Blog JURU EM DESTAQUE publicar o relato desesperado da mãe de Lincoln Ariel sobre o drama vivido pelo filho, prestes a ficar totalmente cego, o caso ganhou repercussão nas redes sociais e comoveu muitas pessoas com a situação, que imediatamente se disponibilizaram a ajudá-lo.

O pagamento da cirurgia do olho direito de Aryel, que ficou em torno de R$ 20.000,00 (valor equivalente a taxa de transplante e aos honorários do hospital e dos médicos, entre outras despesas), foi feito através das doações conseguidas por meio de depósitos e transferências em conta bancária e Pix disponibilizados pela genitora do menino para as contribuições que foram recebidas de todas as regiões do país. Algumas rifas também foram vendidas por voluntários com a mesma finalidade.

“Em nome meu e de Ariel, quero agradecer a todos que me ajudaram nessa campanha, gente de todo esse Brasil se sensibilizou com a campanha do meu filho. Quero agradecer do fundo do meu coração. Chegamos lá, obrigado Senhor”, escreveu Juliana Mendes em seu perfil no facebook logo que conseguiu o dinheiro suficiente para o transplante de córnea do filho, cujo valor ultrapassou o da cirurgia. 

“Agradeço a cada compartilhamento de postagens, a cada transferência bancária, a cada depósito, a cada compra de rifa feita por mim e pela comunidade juruense. Obrigada a todos, que Deus abençoe”,  complementou Juliana.

A cirurgia foi um sucesso, graças a Deus! Diante de tudo, primeiramente agradecemos a Deus e a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para que esse transplante fosse realizado. Obrigada a todos! Agora, oremos pela recuperação do meu filho, finalizou.  

Com o filho prestes a perder totalmente a visão e sem condições financeiras para arcar com o pagamento do procedimento cirúrgico, Juliana Mendes fez um dramático apelo pelas redes sociais e conseguiu as doações do valor necessário

Nenhum comentário:

Postar um comentário