segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Brasileiros temem uma nova onda de Covid-19

Infectologista descarta nova onda de Covid-19 e não teme variante BQ.1: ‘Passa por mutações toda hora’

mascaras do tipo n95 ou pff2 sao as mais indicadas contra a covid 19 597880 - Covid-19: Infectologista descarta nova onda e não teme variante BQ.1: 'Passa por mutações toda hora'
(Foto: Google/Reprodução)

A variante BQ.1 tem causado pânico em diversos brasileiros, que temem uma nova onda mesmo com a alta taxa de vacinados. O Brasil foi um dos países que mais sofreram com a pandemia, seguido de Estados Unidos e Itália. Médicos e cientistas do mundo tentam acalmar a população, afirmando que não existem chances de retornarmos ao “pesadelo” de 2020.

De fato, é recomendado usar álcool e máscaras em ambientes fechados, mas a vacina consegue neutralizar a BQ.1 sem muitas dificuldades. O tema foi debatido durante o 49º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, promovido pela Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), que começou na última sexta-feira (18), em São Paulo.

Renato Kfouri, infectologista e diretor da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), garantiu que somente as pessoas que não tomaram vacina estão em risco: “O vírus passa por mutações toda hora e, não necessariamente, essas novas que vão aparecendo serão protagonistas, ou seja, vão ganhar a ‘competitividade ecológica’”, disse o médico.

“O surgimento de ondas não depende apenas de uma nova variante. Elas dependem dos índices de vacinação da população e, consequentemente, da imunidade das pessoas, além do tempo em que ocorreu a última onda. Os casos estão mesmo aumentando, mas, de novo, quem vai sofrer são as pessoas que não tomaram vacina”, encerrou.

Fonte: MSN - Publicado por: Larissa Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário