sábado, 19 de novembro de 2022

Alerta sobre casos de tumores malignos

Mais de 10 milhões de pessoas morrem todos os anos por câncer, revela Organização Mundial de Saúde (OMS)

Parte dos casos poderia ser evitada reduzindo fatores de risco; Para falar sobre o assunto, o CNN Nosso Mundo deste sábado (19) recebe o médico oncologista Fernando Maluf

Fernando Maluf, diretor médico associado do Centro Oncológico da Beneficência Portuguesa de São Paulo e membro do Comitê Gestor do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.
Fernando Maluf, diretor médico associado do Centro Oncológico da Beneficência Portuguesa de São Paulo e membro do Comitê Gestor do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein. Reprodução/CNN Brasil

O último levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que 10 milhões de pessoas morrem, todos anos, por causa dos diferentes tipos de tumores malignos. Os cinco tipos de cânceres mais comuns são: mama, pulmão, colorretal, próstata e o de pele.

Porém, atualmente, entre 30 e 50% dos casos poderiam ser evitados reduzindo fatores de risco, como obesidade, baixo consumo de frutas e vegetais, falta de atividade física, além do consumo excessivo de álcool e de cigarro.

Para falar sobre o assunto, prevenção e atualizações na medicina para o combate à doença, o CNN Nosso Mundo deste sábado (19) recebe Fernando Maluf, diretor médico associado do Centro Oncológico da Beneficência Portuguesa de São Paulo e membro do Comitê Gestor do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

Ele também fundou o Instituto Vencer o Câncer, uma fundação sem fins lucrativos que apoia e acolhe pacientes e familiares diante do diagnóstico e tratamento do câncer.

“Diferente dos vírus que se proliferam, por exemplo, o HIV, que tem pouca variação, o câncer não é assim. No câncer, não necessariamente as células herdam as mesmas características da célula-mãe. Essa doença, à medida que ela se prolifera e vai ganhando volume, apresenta características diferentes das células no mesmo paciente”, diz Maluf.

“E, se elas são diferentes, é pouco provável que um único tratamento consiga atacar todas elas. Por isso que é tão difícil curar um caso já avançado de câncer”, complementa.

Para saber mais sobre o tema, assista ao programa no canal 577 e pelo YouTube da CNN Brasil.

CNN Nosso Mundo é exibido aos sábados, a partir das 23h45.

(publicado por Tiago Tortella, da CNN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário