terça-feira, 18 de outubro de 2022

Dados assustadores para os nossos pequenos

A cada dois dias, uma criança com menos de 5 anos de idade morre de Covid-19 no Brasil, de acordo com levantamento da Fiocruz

Em média, uma criança com menos de 5 anos morre de Covid-19 a cada dois dias no Brasil. Atualmente, os pequenos brasileiros desta faixa etária representam 9% do total de internações por Covid. Os números foram levantados pelo grupo Observa Infância, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os números desmentem declarações recentes do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (que na sexta-feira disse que ‘”a molecada não sofre com vírus”) e servem de base para críticas de especialistas contra a demora do Ministério da Saúde em liberar a vacina para essa faixa etária, mesmo já tendo o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Entre 04 de setembro e 1 º de outubro, 437 crianças foram hospitalizadas por complicações da Covid no Brasil. Nesse período, 17 mortes pela doença foram registradas entre menores de 5 anos.

De janeiro até o dia 03 de setembro, a proporção de internações de crianças por complicações do vírus era menor: em média, 6,3%.

Segundo os dados, a curva de hospitalizações e de mortes por Covid vem caindo em todas as faixas etárias desde junho. Mas, olhando apenas entre as crianças menores de 5 anos, a queda é mais lenta.

“Essas crianças continuam muito vulneráveis porque o vírus continua circulando. A vacina impede a manifestação das formas graves e boa parte dos óbitos, mas, ainda assim, o vírus circula. E a criança não vacinada tem sido, sim, impactada”, disse o pesquisador e coordenador do grupo, Cristiano Boccolini.

Parte do público infantil – entre 6 meses e 2 anos e 11 meses – segue sem nenhuma vacina contra a Covid disponível nos postos de saúde. O Brasil tem hoje doses da Coronavac para crianças a partir dos 3 anos e da Pfizer para a faixa etária de 5 a 11 anos.

Após quase um mês da aprovação da Anvisa, o governo federal ainda não dá prazo para chegada das doses e para início da aplicação da vacina da Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos, mesmo com um contrato em vigor com a farmacêutica para fornecimento de vacinas até o final deste ano.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid, em janeiro de 2021, o Ministério da Saúde nunca demorou tanto para tomar uma decisão sobre a incorporação e aplicação de uma vacina para o público infantil como acontece agora.

Paraíba Já com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário