sexta-feira, 16 de setembro de 2022

'Onça-pintada' flagrada em Juru pode ser uma jaguatirica, o 3º maior felino das Américas

Espécie de jaguatirica encontrada nas matas da região, pode ser confundida com 'onça-pintada' que teria sido flagrada em Juru, no Sertão da Paraíba

Onça Pintada

Foto: Divulgação/Internet

A propósito da publicação da matéria noticiando o flagrante de uma 'onça-pintada' que teria sido filmada em uma mata na zona rural do município de Juru, no Sertão da Paraíba, veiculada ontem, Blog JURU EM DESTAQUE assegura que editou a postagem baseado em informações contidas em um grupo do WhatsApp, mas que não atesta ou deixa de atestar a veracidade do fato.

Apesar da falta de nitidez do vídeo, que permita uma identificação melhor do animal flagrado em um matagal do sítio Feijão, que fica a cerca de 6 km da cidade, o blog prefere acreditar no depoimento do juruense que fez a filmagem, por se tratar de um cidadão que não tinha interesse algum em inventar o fato.

Embora seja uma espécie cada vez mais raro de ser encontrada na Natureza, sabe-se que, no Nordeste, existem registros de ocorrência de flagrantes da onça-pintada em algumas áreas de Mata Atlântica e Caatinga.

Nas matas do município de Juru, inclusive, há relatos de flagrantes do maior felino das Américas, depoimentos estes não só de caçadores, mas também de outras pessoas. 

Veja abaixo o que disse uma leitora do blog a respeito da suposta 'onça-pintada':

"Moradores perto do sítio onde eu moro já viram. Essa notícia não é falsa não, é verdade. Já viram a onça-pintada e a marrom, puxado pra vermelho", comentou.

'Ninguém é obrigado a acreditar, mas que é verdade é, pessoas dos sítios Feijão e Travessão já viram", acrescentou a leitora.

Existe, no entanto, a possibilidade da 'onça-pintada' flagrada em Juru ser uma jaguatirica, mamífero da família dos felinos, considerado o terceiro maior da América, depois da onça-pintada e do puma. Essa espécie, conhecida na região como gato-maracajá ou 'gato pintado', é um felino de porte médio, com 72,6 a 100 centímetros de comprimento e peso entre 7 e 15,5 quilos.  

O filhote de jaguatirica na foto abaixo, exibido a cerca de três meses no bar de Gilberto Bogó, em Juru, foi atropelado por um veículo nas proximidades da ponte da Serra Branca, na rodovia PB-306, a 1 km da cidade, onde outros animais da mesma espécie já foram vistos. 

Foto de um 'gato pintado' morto, após ter sido atropelada por um veículo nas proximidades da ponte da Serra Branca, na PB-306, a 1 km da cidade de Juru - PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário