Espécie de jaguatirica encontrada nas matas da região, pode ser confundida com 'onça-pintada' que teria sido flagrada em Juru, no Sertão da Paraíba
Foto: Divulgação/Internet
A propósito da publicação da matéria noticiando o flagrante de uma 'onça-pintada' que teria sido filmada em uma mata na zona rural do município de Juru, no Sertão da Paraíba, veiculada ontem, o Blog JURU EM DESTAQUE assegura que editou a postagem baseado em informações contidas em um grupo do WhatsApp, mas que não atesta ou deixa de atestar a veracidade do fato.
Apesar da falta de nitidez do vídeo, que permita uma identificação melhor do animal flagrado em um matagal do sítio Feijão, que fica a cerca de 6 km da cidade, o blog prefere acreditar no depoimento do juruense que fez a filmagem, por se tratar de um cidadão que não tinha interesse algum em inventar o fato.
Embora seja uma espécie cada vez mais raro de ser encontrada na Natureza, sabe-se que, no Nordeste, existem registros de ocorrência de flagrantes da onça-pintada em algumas áreas de Mata Atlântica e Caatinga.
Nas matas do município de Juru, inclusive, há relatos de flagrantes do maior felino das Américas, depoimentos estes não só de caçadores, mas também de outras pessoas.
Veja abaixo o que disse uma leitora do blog a respeito da suposta 'onça-pintada':
"Moradores perto do sítio onde eu moro já viram. Essa notícia não é falsa não, é verdade. Já viram a onça-pintada e a marrom, puxado pra vermelho", comentou.
'Ninguém é obrigado a acreditar, mas que é verdade é, pessoas dos sítios Feijão e Travessão já viram", acrescentou a leitora.
Existe, no entanto, a possibilidade da 'onça-pintada' flagrada em Juru ser uma jaguatirica, mamífero da família dos felinos, considerado o terceiro maior da América, depois da onça-pintada e do puma. Essa espécie, conhecida na região como gato-maracajá ou 'gato pintado', é um felino de porte médio, com 72,6 a 100 centímetros de comprimento e peso entre 7 e 15,5 quilos.
O filhote de jaguatirica na foto abaixo, exibido a cerca de três meses no bar de Gilberto Bogó, em Juru, foi atropelado por um veículo nas proximidades da ponte da Serra Branca, na rodovia PB-306, a 1 km da cidade, onde outros animais da mesma espécie já foram vistos.
![]() |
Foto de um 'gato pintado' morto, após ter sido atropelada por um veículo nas proximidades da ponte da Serra Branca, na PB-306, a 1 km da cidade de Juru - PB. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário