terça-feira, 30 de agosto de 2022

Sertão da Paraíba volta a tremer

Novo tremor de terra é registrado nesta segunda-feira, 29, na cidade de Belém do Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba

Terremotoo - Novo tremor de terra é registrado em cidade no sertão da Paraíba

A cidade de Belém do Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba, registrou nesta segunda-feira (29) um novo tremor de terra. Este é o segundo episódio registrado em menos de uma semana. Na última terça-feira (24), o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou um abalo com magnitude preliminar calculada em 2.2 mR.

No tremor de hoje, a magnitude preliminar foi calculada em 1.8 mR.  Segundo informações recebidas via ligações ao LabSis, moradores do município conseguiram sentir e ouvir o evento de hoje (29).

Ambas são ainda muito pequenas, praticamente imperceptíveis. De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), tremores de magnitude 2 a 4 são semelhantes a um veículo grande passando numa rua.

Porém, de 4 a 6, vidros podem ser quebrados e paredes, rachadas. De 6 a 7, edifícios e construções frágeis começam a ser danificados, e, conforme aumenta a magnitude, os danos podem ser totais. Acima de 9, a destruição é total e as oscilações de terras podem ser vista. Entretanto, na Paraíba, os tremores são baixíssimos.

O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica da região Nordeste do país.

Fonte: Mais PB - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Vitor Azevêdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário