quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Ranking das cidades paraibanas com a melhor nota em gestão de Sustentabilidade

PESQUISA DOS MUNICÍPIOS: confira o ranking das cidades paraibanas com a melhor nota em gestão de Sustentabilidade

WhatsApp Image 2022 08 19 at 16.08.52 - PESQUISA DOS MUNICÍPIOS: confira o ranking das cidades paraibanas com a melhor nota em gestão de Sustentabilidade 

Dando continuidade a série de matérias, o site Polêmica Paraíba mostra a classificação dos municípios paraibanos no Índice de Gestão Municipal, que são são classificadas, avaliadas e analisadas pelo Instituto Áquila, e apresenta o ranking dos 20 municípios que são excelência em gestão de Sustentabilidade.

Os dados foram colhidos em 28 de agosto, e permitem identificar o nível de desenvolvimento humano do local na circunstância temporal de realização da pesquisa. É importante deixar claro que os dados são atualizados em tempo real, podendo haver modificações a qualquer momento.

Na matéria anterior, foi apresentado o ranking das 20 cidades excelentes em gestão de Educação. Os números destes levantamentos feitos pelo Instituto Áquila permitem identificar o nível de desenvolvimento humano do local na circunstância temporal de realização da pesquisa. De acordo com o instituto, as Cidades Excelentes são aquelas que proporcionam uma melhor qualidade de vida para os seus cidadãos. Uma cidade excelente deve estar em equilíbrio para promover serviços eficientes à sua população. E para traduzir em um único número o indicador que mede o nível de excelência de um município, foi criado o IGMA.

A plataforma foi criada com um olhar municipal. Assim, o Aquila busca engajar a população e os gestores municipais na busca pela melhoria do serviço público e o consequente ganho de qualidade de vida da população. Com essas informações, é possível ao gestor público aprofundar e estratificar as análises dos indicadores que sustentam cada pilar do município, identificando assim quais são as restrições e onde ele deve atuar para promover excelência.

Além disso, o grupo Bandeirantes criou o Prêmio “Band Cidades Inteligentes”, em parceria com o Instituto Aquila, com o objetivo de premiar as cidades que obtêm os melhores resultados a partir da avaliação realizada pelo IGMA. Os indicadores foram construídos a partir de 5 pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Nesta matéria, são mostradas aos leitores as cidades paraibanas com o melhor desenvolvimento em gestão Sustentabilidade. 

Indicadores de Sustentabilidade Monitorados:

Tratamento do esgoto
Atendimento à coleta seletiva urbana
Recuperação de materiais recicláveis
Perdas na distribuição de água
Percentual de veículos com baixa emissão de poluentes
Concentração de focos de calor
Emissão de gases de efeito estufa por habitante
Gestão de riscos e desastres
Impacto ambiental
 

MUNICÍPIO POSIÇÃO SUSTENTABILIDADE
Serraria 1 91,35
Borborema 2 86,03
Passagem 3 85,59
Mato Grosso 4 80,93
Campina Grande 5 80,43
João Pessoa 6 79,5<
Cubati 7 79,20
Arara 8 78,06
Solânea 9 78,04
Damião 10 76,43
Sumé 11 74,90
São Miguel de Taipu 12 74,29
Areial 13 73,43
Picuí 14 73,10
São Domingos 15 73,09
Bonito de Santa Fé 16 72,20
Salgadinho 17 71,90
Puxinanã 18 71,56
Casserengue 19 70,82
São João do Cariri 20 70,68

Polêmica Paraíba - Publicado por: Suedna Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário