quinta-feira, 5 de maio de 2022

PEC prevê piso de dois salários mínimos para agentes de saúde

Senado Federal aprova piso salarial de R$ 2.400,00 para agentes comunitários de saúde e de combate às Endemias

O Senado Federal aprovou em dois turnos, nesta quarta-feira (04) a PEC 9/2022, que prevê piso de dois salários mínimos para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, adicional de insalubridade e aposentadoria especial.

Para entrar em vigor, a medida será promulgada pelo Congresso Nacional. A projeção é que o texto aumente os salários de 400 mil agentes comunitários de saúde e de combate às endemias em todo país.

Pelo texto, os vencimentos dos agentes serão pagos pela União e os valores para pagamento estarão previstos no Orçamento com dotação própria e específica.

A proposta garante a esses profissionais adicional de insalubridade e aposentadoria especial devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas, e determina que estados, Distrito Federal e municípios deverão estabelecer outras vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações a fim de valorizar o trabalho desses profissionais.

Relatada pelo senador Fernando Collor, que criou a atividade à época em que era presidente da República, o texto apresentado sofreu uma única alteração que não faz com que precise voltar a análise da Câmara dos Deputados .

“É por meio desses agentes que a população mais carente recebe orientações sobre comportamentos adequados para a preservação da saúde, bem como informações sobre riscos de doenças e epidemias. É inimaginável pensar na efetivação de políticas públicas de saúde sem a participação desses profissionais”, destacou Collor. A sessão teve a presença de cerca de 200 agentes de saúde de diferentes regiões do país.

MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário