quarta-feira, 25 de maio de 2022

‘Cenário preocupante’

Defesa Civil Nacional alerta para chuvas intensas na Paraíba para esta quarta-feira, 25, e os próximos dias da semana

Chuvas com raios atingem Região Metropolitana de João Pessoa — Foto: Marcelo Zurita/APA/BRAMON

A Defesa Civil Nacional emitiu um alerta para o risco de chuvas intensas no litoral da região Nordeste do país, incluindo a costa paraibana, para esta quarta-feira (25) e para os próximos dias da semana. O Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad) já entrou em contato com as defesas civis do Estado e dos municípios e segue monitorando o cenário e o registro de possíveis ocorrências.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas serão os mais afetados. “Na última madrugada, foram verificados acumulados de chuvas em torno de 200 milímetros em alguns municípios, o que gerou impactos e pequenas ocorrências”, observou o coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres do Cenad, Tiago Molina Schnorr.

Schnorr reforçou que o acumulado médio de chuvas nas áreas afetadas pode chegar a 50 milímetros até o fim desta quinta-feira (26). “O cenário é preocupante devido ao acumulado já registrado. Essas chuvas podem gerar desastres hidrológicos, como alagamentos, enxurradas e inundações, ou geológicos, como deslizamentos em áreas de risco”, completou.

Segundo o órgão, a orientação para os moradores das regiões afetadas é buscar informações nas defesas civis locais. Além disso, é importante ficar atento aos alertas enviados por meio de SMS, TV por assinatura e pelas redes sociais da Defesa Civil Nacional (@defesa civilbr) e do Inmet (twitter: @inmet_ | Instagram: @inmet.oficial).

A Defesa Civil acrescentou, por meio de nota,  que pode ser acionada no telefone 199 e os bombeiros, no 193. Solicitou, também, que a população cadastre os telefones celulares, por meio do envio de mensagens de texto para o número 40199, com o CEP da região onde mora, para passar a receber alertas por SMS.

Agenda Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário