quinta-feira, 21 de abril de 2022

Fenômeno considerado incomum pela quantidade de planetas

Feriado de Tiradentes (21 de abril) terá fenômeno raro de alinhamento de planetas: veja como assistir

fenomeno - Feriado terá fenômeno raro de alinhamento de planetas: veja como assistir

No último domingo, dia 17, começou a se formar um fenômeno raro entre os corpos celestes, que poderá ser observado durante o feriado —  o planeta Júpiter se moveu em direção ao horizonte leste, próximo a Vênus, em alinhamento com Marte, ao Sul, e Saturno. Segundo a NASA, as órbitas dos planetas ao redor do Sol estão entrando em um momento de conjunção. O evento poderá ser visto durante todo o feriado de Tiradentes e deverá estar visível até por volta do dia 25.

“Júpiter já pode ser observado logo antes do amanhecer, formando um quarteto de planetas em uma única linha diagonal no céu”, disse a NASA em comunicado.

O momento ideal para assistir ao fenômeno é entre os dias 23 e 25, cerca de 45 minutos antes do nascer do Sol — os telescópios devem estar virados em direção ao Sudeste, mas o fenômeno também pode ser visto a olho nu, caso o céu não esteja nublado.

Na semana que vem, a cereja do bolo deve aparecer: entre os dias 25 e 27, a Lua deverá se unir à conjunção dos planetas — no dia 29, o satélite se afasta novamente. Por volta do dia 30, Vênus e Júpiter deverão se aproximar, em uma aparente rota de colisão, até começarem a se afastar.

O fenômeno é considerado incomum pela quantidade de planetas envolvidos. E, segundo os astrônomos, trata-se de um evento observado apenas a cada cinco ou dez anos.

Fonte: Exame.com - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Adriany Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário