domingo, 24 de abril de 2022

Qualidade e potencial de uma das bebidas mais apreciadas pelo nordestino

“Areia Mostra Cachaça”: Começa em Areia, na Paraíba, Feira sobre cachaça com exposição, cursos e oficinas

Começa na última sexta-feira (22) e segue até este domingo, dia 24, o “Areia Mostra Cachaça”, realizado no campus da Universidade Federal da Paraíba ()UFPB. O evento mostra a qualidade e o potencial de uma das bebidas mais apreciadas pelo nordestino.

Com o objetivo de promover o aprimoramento da produção e valorização da cachaça, considerado hoje um símbolo da identidade cultural brasileira. O evento nacional, realizado no clima frio do Brejo paraibano, reúne produtores de cachaça de todo o país,  fornecedores, e representantes de toda a cadeia produtiva. Na programação, palestras, cursos, apresentação cultural,  feira de cachaça e feira gastronômica.

A Feira, realizada pela Associação de Produtores de Cachaça de Areia (APCA), conta com parceria no campus da UFPB de Areia.
As palestras acontecem no auditório do Centro de Ciências Agrárias da UFPB, em Areia. A Feira de Cachaça, no ginásio do campus, e a Feira Gastronômica em uma área coberta em frente ao ginásio.
Na Feira de Cachaça são 45 expositores, dentre eles, produtores de cachaças, fornecedores de insumos, produtores de equipamentos e uma grife de roupas bem humoradas do setor.

Um dos destaques do evento é o curso de sommelier de cachaça,  ministrado pelo master blender Nelson Duarte. O objetivo do curso é auxiliar na formação de especialistas no serviço de cachaça e capacitar para a análise sensorial. O curso já está acontecendo no Hotel Fazenda Triunfo, no município, e muitos profissionais da própria cidade estão recebendo essa capacitação.

O Areia Mostra Cachaça também conta com uma programação musical, com shows sempre às 20h30, no ginásio do campus. Entre as atrações Mayra e Pequeno Bass, Larissa Dias e Yan Caio (22) e Neto Oliveira, Tinha e Ivandro Cândido (23).

Dentro da programação do evento, também acontecem o Encontro Nacional das Confrarias, Encontro Nacional de Colecionadores de Cachaça e o Concurso Regional Rabo de Galo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário