domingo, 24 de abril de 2022

Estiagem de grandes proporções castiga município paraibano

Município de Monte Horebe, no Sertão da Paraíba, entra em situação de emergência por seca

Prefeito de Monte Horebe decreta calamidade pública, por conta da estiagem que castiga municípios da Paraíba - Foto: Bruno Lira

O município de Monte Horebe, Sertão paraibano, entrou em situação de emergência por 180 dias em virtude dos efeitos causados por uma estiagem de grandes proporções. O decreto de calamidade pública foi assinado pelo prefeito Marcos Eron Nogueira e publicado em Diário Oficial.

O gestor ressalta no decreto que o município encontra-se encravado na região do Semiárido da Paraíba e que as chuvas durante este ano de 2022 até a presente data, pela sua irregularidade e má distribuição espacial, acarretou uma estiagem de grandes proporções, que somadas aos outros seis anos de seca extrema, tem como consequência, sérios prejuízos às culturas agrícolas implementadas no município.

Conforme o decreto,  quase a totalidade dos moradores do município vive da cultura de subsistência, principalmente o milho, feijão e mandioca, fazendo com que seja necessário que a prefeitura atenda a população com a complementação do abastecimento d’água através de carros pipas.

O prefeito ainda cita que a população carente do município vem procurando o Poder Público Municipal, em busca de soluções para a manutenção da alimentação básica cotidiana das famílias e de água potável.

A partir do decreto a prefeitura poderá abrir crédito extraordinário para enfrentamento da estiagem, além disso, ficam dispensados de licitações, ou contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação do cenário do desastre, desde que possam ser concluídas no prazo estipulado em lei.

MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário