segunda-feira, 4 de abril de 2022

Economista desiste de assumir o comando da Petrobras

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para presidir a Petrobras, o economista Adriano Pires desistiu de assumir o comando da estatal

adriano pires - Indicado por Bolsonaro para presidir a Petrobras, o economista Adriano Pires desistiu de assumir o comando da estatal

Indicado para presidir a Petrobras, o economista Adriano Pires desistiu de assumir o comando da estatal.

Adriano Pires informou ao governo da sua decisão nesta segunda-feira (04), após Rodolfo Landim desistir de assumir a presidência do conselho de administração.

No domingo (03), o Ministério das Minas e Energia tinha informado que seria preciso aguardar os trâmites legais e administrativos para ver se haveria algum impedimento à indicação de Adriano Pires para a presidência da Petrobras.

Adriano Pires, que já trabalhou na Agência Nacional de Petróleo (ANP) e é fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), foi indicado pelo governo Bolsonaro para substituir o general Silva e Luna no comando da estatal.

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu uma investigação sobre a indicação para que fosse verificado eventual conflito de interesses, uma vez que ele atua na rede privada.

A indicação ocorreu em meio às críticas de Bolsonaro à companhia por conta do aumento no preço dos combustíveis – que impactam negativamente o projeto de reeleição – e precisa ser aprovada pela assembleia-geral dos acionistas da Petrobras, marcada para 13 de abril.

Embora tivesse sido indicado pelo governo, o economista tem visões contrárias às do ministro da Economia, Paulo Guedes. Pires, por exemplo, defende manter a política de preços da estatal alinhada aos preços internacionais. No entanto, ele explica que é preciso aliviar a disparada dos preços ao consumidor e sugere o uso de dinheiro público.

Fonte: G1 - Créditos: Polêmica Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário