sexta-feira, 22 de abril de 2022

Alerta de câncer de próstata agressivo

Bactérias encontradas na urina podem indicar câncer de próstata agressivo, segundo novo estudo divulgado em revista científica 

Cientistas sugerem que certas bactérias podem estimular o aparecimento de tumores agressivos, especificamente na próstata.


Bactérias encontradas na urina podem indicar câncer de próstata agressivo

Um novo estudo divulgado na revista científica European Urology Oncology e citado pelo portal #trendsbr, refere que determinadas bactérias detectadas na urina podem estar associadas à forma mais agressiva do câncer de próstata.

Os cientistas acreditam que a descoberta poderá ajudar a detectar e a prevenir a formação do tumor. Apesar de ainda não ter sido estipulado com precisão se a bactéria é que causa o câncer, ou apenas um marcador da patologia.

De acordo com a BBC, as infecções bacterianas desempenham um papel determinante no desenvolvimento de outros tipos de câncer. Sendo que a H. pylori, por exemplo, está relacionado com o câncer de estômago.

Para efeitos desta pesquisa, os pesquisadores examinaram mais de 600 indivíduos com e sem câncer de próstata, de modo a melhor entender a utilidade da detecção de bactérias na urina.

Os especialistas se depararam com a presença de cinco variedades de micro-organismos comuns em amostras de urina e de tecidos de homens cujos tumores acabaram por progredir e se tornar agressivos. No decorrer do estudo identificadas bactérias anaeróbicas, que crescem sem oxigênio, informa a BBC.

Adicionalmente, duas das novas espécies de bactérias identificadas pelos cientistas foram apelidadas de Porphyromonas bobii e Varibaculum próstatacancerukia.

"Entre as coisas que ainda não sabemos é se essas bactérias estão causando o câncer ou se estamos perante uma resposta imunológica deficiente que permite o seu crescimento. Mas esperamos que as nossas descobertas e trabalhos futuros possam levar a novas opções de tratamento, para retardar ou impedir o desenvolvimento  do câncer de próstata agressivo", revela a pesquisadora Rachel Hurst, da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, uma das autoras do estudo.

Os cientistas creem que determinadas bactérias produzam hormônios que estimulam a formação de tumores agressivos. No entanto, são necessários mais estudos para determinar como os micro-organismos impactam no crescimento do tumor na próstata.

Notícias ao Minuto

2 comentários: