terça-feira, 29 de março de 2022

Pré-candidaturas de Pedro e Efraim crescem assustadoramente

Pedro Cunha Lima e Efraim Morais Filho, dois jovens indóceis na política paraibana que querem desafiar o Poder 

WhatsApp Image 2019 06 28 at 19.40.33 - Pedro e Efraim: Jovens indóceis na política que querem desafiar o Poder - Por Gildo Araújo

Tornou-se público que possivelmente no próximo sábado (02/04) haverá uma grande festa na cidade de Campina Grande para referendar a união entre Pedro Cunha Lima e Efraim Filho; e assim já podemos considerar o início das pré-convenções do PSDB e da União Brasil. Essa junção traz a sensação do renascimento que a Paraíba e o Brasil estão aguardando para ter reavivada a esperança e a fé na sua democracia.

Efraim Filho e Pedro Cunha Lima, mesmo já se considerando na oposição, estão aceitando desafiar os veteranos que estão no Poder numa atitude corajosa e audaciosa de dois políticos jovens da casta dos deputados. Os jovens enfrentam o governador João Azevedo que detém o comando dos cofres do Estado, e o deputado Aguinaldo Ribeiro que conta com apoio da “máquina” de João Pessoa comandada pelo prefeito Cícero Lucena.

Por coincidência, há 20 anos atrás (2002), Cássio Cunha Lima (pai de Pedro) e Efraim Morais (pai de Efraim Filho) também fizeram uma dobradinha. Na ocasião, ambos foram vencedores: Cássio para governador e Efraim senador.

Contudo, diferente daquela época, o que mais chama a nossa atenção hoje é a determinação e a confiança desses dois jovens, Pedro e Efraim Filho, que deixam uma reeleição de deputado federal garantida para postular algo que a princípio seria ilógico, pois enfrentar duas forças políticas ao nível de Aguinaldo Ribeiro e João Azevedo seria muito atrevimento para esses indóceis púberes parlamentares, na opinião de alguns analistas.

Porém, como o tempo é o senhor da razão, e ao contrário do que se imaginava, Pedro e Efraim estão paulatinamente rompendo as barreiras e mexendo com o sentimento do povo paraibano que começa a ver neles uma possibilidade de renovação e comprometimento com o futuro do Estado da Paraíba.

Nada é definitivo, e para que esses novos protagonistas logrem êxito terão de continuar convencendo o povo paraibano com seus projetos de desenvolvimento e de transparência pública, inclusive, mitigando as mordomias existentes hoje entre os poderes. E é justamente devido a postura política de Pedro, quando abdicou de regalias de seu gabinete em Brasília, e distribuiu tais recursos para entidades sociais e filantrópica, que ele tem ganhado notoriedade e se destacado nesse período de “pré-campanha”; além é claro, dos relevantes serviços prestados a educação brasileira, uma de suas principais pautas defendidas por ele no Congresso Nacional.

Pedro tem demonstrado ser um político diferenciado. Ainda assim, para que sua mensagem de mudança pudesse chegar a vários prefeitos, foi preciso a articulação do ex-governador Cássio Cunha Lima, já que foi governador e senador da república.

Quanto a Efraim Filho, é um parlamentar que vem construindo sua eleição para o Senado, e hoje já conta com mais de 125 prefeitos lhe apoiando, embora já se saiba que parte desses gestores, que são aliados do governador João Azevedo, deverão deixar a sua pré-candidatura de lado. Por outo lado, Efraim ganhará um apoio relevante para suas pretensões, que é o apoio do prefeito Bruno Cunha Lima de Campina Grande que tradicionalmente vota com o grupo Cunha Lima, o que vai lhe favorecer muito.

É importante ressaltar que vários parlamentares federais e estaduais da base do governador já selaram apoio à candidatura de Efraim Filho, assim como Adriano Galdino, Ricardo Barbosa, Hugo Mota, Wilson Santiago pai e filho, entre outros.

Por fim, vemos que as pré-candidaturas de Pedro Cunha Lima e Efraim Filho vem crescendo assustadoramente, a ponto de preocupar não só o grupo do governador, mas sobretudo o de Aguinaldo Ribeiro que até agora sequer declarou quem irá substituí-lo na Câmara Federal.

Quem pensou que nas eleições deste ano, o governador João Azevedo ganharia “sem qualquer dor de cabeça”, enganou-se completamente. A verdade é que esses jovens “rebeldes” estão vindo para quebrar paradigmas, trazendo novos olhares para o futuro do Estado e do País, o que trará grandes emoções nessa disputa que marcará um novo tempo da política paraibana.

Sem sombra de dúvidas, teremos uma das eleições mais disputadas da história da Paraíba, e não se surpreendam se tivermos dois jovens eleitos ao final do pleito. Será que a Paraíba vai dizer assim: Para governador é Pedro e para o senado é Efraim? Não subestimem esses jovens. “Pensar diferente, é o que nos leva para frente (J.C. Narciso).

Fonte: jornalistagildo.blogspot.com - Créditos: Polêmica Paraíba - Por Gildo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário