domingo, 27 de março de 2022

Consumo de adoçante pode aumentar o risco de câncer

ALERTA: Consumo de dois tipos de adoçante – o aspartame e o acessulfame de potássio –pode aumentar risco de câncer em 13%, aponta estudo

size 590 aspartame - Consumo de adoçante pode aumentar risco de câncer em 13%

Um novo estudo publicado na revista científica Plos Medicine sugere que o consumo de dois tipos de adoçante – o aspartame e o acessulfame de potássio – pode aumentar o risco de câncer.

O trabalhou se baseou em informações de saúde de 100 mil pessoas na França, que vem relatando sua dieta, estilo de vida e histórico médico desde 2009 em uma grande pesquisa chamada NutriNet-Sante.

De acordo com os autores do trabalho, as pessoas que consumiam maior quantidade de adoçantes por dia – média diária de 79 mg – tiveram um risco aumentado de câncer de 13% quando comparadas às que não usavam esse tipo de substância.

Os dois tipos de adoçante são bastante usados para substituir o açúcar em vários produtos, incluindo as versões dietéticas dos refrigerantes. No trabalho, os maiores riscos foram verificados para os tumores de mama e os relacionados à obesidade.

Apesar de analisar dados de um grande número de voluntários, a pesquisa possui limitações como, por exemplo, a de as informações serem predominantemente sobre a saúde de mulheres.

Fonte: Metrópoles - Créditos: Polêmica Paraíba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário