domingo, 6 de fevereiro de 2022

Da zona rural de Juru, na Paraíba, para os Jogos de Inverno na China

Cerimônia no Ninho do Pássaro marca abertura dos Jogos de Inverno de Pequim; juruense Robelson Moreira disputará paralimpíada em Beijing

O paratleta juruense Robelson Moreira disputará o Para Esqui Cross Country em Beijing, na China, competição que acontece entre os dias 03 e 14 de março 

Com presença confirmada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, o paratleta juruense Robelson Moreira, de 28 anos de idade, irá competir na modalidade Para Esqui Cross Country, em Beijing, na China, nas Paralimpíadas de Inverno, e não descarta a conquista de uma medalha. Os jogos serão realizados de 03 a 14 de março.

Otimista, Robelson disse em entrevista ao Blog JURU EM DESTAQUE que fez uma aclimatação e treinos na Suécia (Ostersund), onde participou da Copa do Mundo (nos dias 27 e 28 de janeiro). 

Depois da Suécia, o paratleta juruense seguiu para a Itália onde fez uma nova bateria de treinos para os Jogos Paralímpicos. Segundo Robelson, o Esqui Cross Country consiste em três dias de competições em percursos diferentes. Ele disse que está realizando um sonho em poder representar o Brasil na principal competição paralímpica no mundo.

"Sempre sonhei em disputar uma paralimpíada e acho que tenho condições. Sou capaz. Me dedico todos os dias e Deus me dará forças", afirmou. 

"Com a graça de Deus, gratidão a Ele por eu ser convocado e representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno, em Beijing. Creio em fazer um ótimo resultado, de olho em uma medalha para o nosso país", continuou.

Com apenas 11 anos de idade, morando ainda no sítio Lambedor do Exu, zona rural do município de Juru, no Sertão da Paraíba, Robelson foi diagnosticado com um câncer na panturrilha. Fez tratamento de 2005 a 2010, no Hospital do Câncer, em João Pessoa, capital da Paraíba, e teve que amputar uma perna acima do joelho.

"Passei por um período de abatimento e depressão, mas nunca me entreguei, encontrei na prática esportiva a razão para viver", disse Robelson, que reside há 10 anos na cidade de São Carlos, em São Paulo. 

"Com muito orgulho, estou levando o nome da minha cidade, onde eu nasci, Juru, na Paraíba. Sei que não moro mais no Nordeste, mas sempre vou levar a cidade onde eu nasci no meu coração. Tenho orgulho de ser nordestino", destacou.

Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno

Uma cerimônia no Estádio Nacional de Pequim, conhecido como Ninho do Pássaro, marcou na última sexta-feira (04) a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno 2022. Ao todo, mais de 3 mil atletas competirão em 15 modalidades. O estádio da abertura dos Jogos de Inverno foi palco da Olimpíada de 2008, também disputada na capital chinesa.

Apesar de não ter tradição em competições de inverno, o Brasil estará representado na disputa. A delegação brasileira foi a 16ª a desfilar no Ninho do Pássaro.

A cerimônia inspirou-se nas festividades do Ano-Novo Lunar, no qual os chineses comemoram a mudança de ciclo em uma data diferente do calendário gregoriano, utilizado na maior parte do mundo. O novo ano começou no dia 01 de fevereiro, mas as comemorações no país duram semanas e fazem parte de uma das tradições mais antigas do país. O calendário chinês entrou no ano 4720, ano do Tigre segundo o horóscopo tradicional local, figura evocada na abertura.

Neste ano, o Brasil levou 11 atletas para o outro lado do mundo. Em comparação como os mais de 300 atletas classificados para a Olimpíada de Tóquio, no ano passado, o número pode parecer pequeno, mas ele representa um aumento em relação a outras edições de inverno.

Em Pequim, atletas brasileiros competirão em cinco modalidades: os esquis cross country, alpino e estilo livre moguls, o bobsled e o skeleton.

As disputas começaram na quinta-feira (03), antes da abertura oficial, com classificatórias do curling, do esqui, do hóquei de gelo e da patinação artística. A estreia brasileira veio com Sabrina Cass, de apenas 19 anos. Ela compete no esqui estilo livre moguls, ficou em 21º lugar e disputou a segunda classificatória neste domingo (06).

Os Jogos vão até o dia 20 de fevereiro. Confira abaixo as modalidades com atletas do Brasil e atletas candidatos a estrelas da Olimpíada de Inverno de Pequim.

Modalidades em que competem os brasileiros

Bobsled

Popularizado no Brasil pelo filme “Jamaica Abaixo de Zero” (1993), o esporte consiste em atravessar uma pista em um trenó em alta velocidade. Após um empurrão na largada, os atletas devem entrar no trenó e chegar no menor tempo possível ao final. A modalidade pode ser disputada em quartetos, duplas ou solo (também conhecido como Monosled).

No Brasil, o esporte é representado por Edson Bindilatti, Edson Martins, Erick Vianna, Jefferson Sabino e Rafael Souza. Esta será a quinta edição das Olimpíadas de Inverno disputada por Bindilatti, um dos brasileiros com mais longevidade na competição.

Data: 14 de fevereiro, às 9h (horário de Brasília)

Esqui Cross Country

O esqui é um dos esportes de neve mais conhecidos globalmente e possui diversos formatos. O cross country é um dos mais clássicos: consiste em percorrer uma distância com obstáculos no menor tempo possível. Ele pode variar entre os formatos “sprint” e “distance”: o primeiro com largadas individuais, distâncias pequenas e baterias de competidores; e o segundo com largadas coletivas e percursos de até 50 quilômetros.

Duas mulheres e um homem compõem a equipe brasileira do esporte. Jaqueline Mourão, de 48 anos, possui muita experiência em torneios olímpicos, tendo participado de quatro Olimpíadas de Inverno e três de Verão, em disputas do ciclismo. Ela se tornará a atletas brasileira com mais participações em Jogos Olímpicos, superando veteranos como o velejador Robert Scheidt e a jogadora de futebol Formiga.

Os outros dois atletas são jovens estreantes: Eduarda Ribera tem 17 anos; e Manex Silva, 19.

Data: 8 de fevereiro, às 5h (horário de Brasília)

Esqui estilo livre moguls

No estilo livre moguls, os atletas devem descer a montanha no menor tempo possível e fazer ao menos duas acrobacias. Os moguls são ondulações feitas na neve para estimular as acrobacias e criar obstáculos. A classificação dos competidores é calculada através de uma nota atribuída por um júri, que avalia a complexidade das manobras e o tempo.

Sabrina Cass já estreou nos Jogos representando o Brasil e deve participar da segunda classificatória, que determinará as atletas que competirão na final pelo pódio.

Competição: 06 de fevereiro, às 7h (horário de Brasília)

Esqui alpino

No esqui alpino, os atletas devem atravessar “portões” para chegar até a base da montanha. Na descida, em alta velocidade, eles não podem deixar de atravessar nenhum dos obstáculos estabelecidos e precisam fazer o menor tempo que conseguirem.

O país será representado por Michel Macedo, de 23 anos. Ela participa de sua segunda edição dos Jogos de Inverno.

Data: 12 de fevereiro, às 23h15 (horário de Brasília)

Skeleton

Um dos esportes mais radicais das Olimpíadas de Inverno, o skeleton consiste em descer uma montanha em um trenó: de cabeça, quase literalmente. Usando um trenó plano, os atletas deitam-se e devem chegar à base da encosta no menor tempo, podendo fazer de duas a quatro descidas.

A gaúcha Nicole Silveira, de 27 anos, irá se arriscar nas descidas em Pequim, representando o Brasil. Ela vive no Canadá, trabalha como enfermeira e obteve bons resultados no skeleton nos últimos anos. Se ficar entre as oito melhores em Pequim, será o melhor resultado da história do esporte brasileiro em uma competição dos Jogos de Inverno — ela superaria o nono lugar de Isabel Clark no snowboard das Olimpíadas de Turim, em 2006.

Data: 10 de fevereiro, às 22h30 (horário de Brasília)

Sem a participação de brasileiros, outros esportes que costumam chamar a atenção nas Olimpíadas de Inverno são o hóquei no gelo, a patinação artística, o snowboard e o curling.

Atletas de destaque nos Jogos de Inverno

Os esportes da neve e do gelo costumam ser dominados por atletas de países com climas mais frios. Veja alguns dos candidatos a protagonistas em Pequim.

Yuzuru Hanyu – Patinação Artística

O atleta japonês tornou-se um dos maiores nomes da patinação artística, com duas medalhas de ouro na categoria solo nas últimas edições dos Jogos. A expectativa é pela terceira vitória dele em 2022.

Mikaela Shiffrin – Esqui Alpino

A norte-americana conquistou resultados impressionantes nas últimas competições mundiais do esqui alpino e deve representar uma adversária difícil para as outras competidoras. Ela foi a campeã olímpica do esqui alpino mais jovem da história, e, assim como Yuzuru, busca o tricampeonato.

Suzanne Schulting – Patinação de Velocidade

A holandesa de 24 anos conquistou um ouro e um bronze em sua participação na Olimpíada de PyeongChang, em 2018, e teve destaque em diversos campeonatos da modalidade nos quatro anos de intervalo até Pequim 2022. Ela participa da patinação de velocidade em pista curta.

Mikaël Kingsbury – Esqui Estilo Livre

O canadense, especialista na modalidade moguls, já participou de duas Olimpíadas de Inverno (Sochi-2014 e PyeongChang-2018) e conquistou uma prata e um ouro. Ele ganhou destaque a partir dessas competições e de torneios internacionais.

Blog JURU EM DESTAQUE com CNN Brasil - Sob supervisão de Wellington Ramal

Nenhum comentário:

Postar um comentário