quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Secretário de Saúde confirma mortes por Influenza na Paraíba

Geraldo Medeiros confirma 7 mortes por Influenza na Paraíba e diz que vacina contra doença só chega em abril

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, confirmou que já ocorreram 7 mortes no Estado em decorrência da Influenza H3N2. Ele orientou que as pessoas que façam parte de grupos de risco, ao identificarem sintomas, procurem imediatamente unidades de saúde para fazer o teste de antígeno e, em caso de positivo para a doença, tomarem o antiviral recomendado, o Tamiflu.

“Aquelas pessoas acima de 60 anos, abaixo de 5 anos de idade, gestantes, puérperas ou que tem doenças associadas têm que realizar a pesquisa de antígeno imediatamente para confirmar a Influenza e instituir o antiviral Tamiflu por 5 dias para que essas pessoas não evoluam para casos graves ou mortes que foi o que ocorreu recentemente na Paraíba com 7 óbitos em decorrência da Influenza. Todos eles, em pessoas de acima de 70 anos”, recomendou.

Para Geraldo, os vídeos de pessoas se aglomerando em festas neste final de semana preocupam, em especial, pelo fato de as doses de vacina para Influenza só chegarem em abril deste ano e as pessoas que já tomaram no ano passado, tomaram um imunizante que não protege contra a variante Darwin, que está em circulação.

“Nós não temos vacina neste momento para Influenza. A vacina que nós recebemos em abril de 21, ela não protege contra essa variante Darwin, que foi detectada na Austrália. Só teremos vacina em abril deste ano. Consequentemente, até lá, estaremos convivendo com uma epidemia no Estado de Influenza do H3N2”, lamentou.

PB Agora - Por Feliphe Rojas

Nenhum comentário:

Postar um comentário