quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Polêmica da festa de aniversário de cidade paraibana

Em nota, Prefeitura de Sapé afirma que seguiu todos os protocolos sanitários determinados pelas autoridades de saúde

whatsapp image 2021 12 01 at 083334 - Festa de aniversário de Sapé: Em nota, prefeitura afirma que seguiu todos os protocolos sanitários determinados pelas autoridades de saúde

Foto: Reprodução Internet

A prefeitura de Sapé emitiu uma nota nesta quarta-feira (01) após a repercussão da festa que a prefeitura realizou na terça-feira para comemorar o aniversário da cidade. Em imagens divulgadas na internet é possível notar aglomeração e pessoas sem máscaras, protocolos recomendados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, no entanto, a prefeitura afirmou que seguiu todos os protocolos determinados pelas autoridades de saúde.

“O acesso ao local foi condicionado às exigências sanitárias, como o uso obrigatório da máscara facial, mas muitas pessoas desrespeitaram a norma ao adentrar no espaço. O passaporte da vacina também foi obrigatório para a participação na festividade, assim como o teste de antígeno negativo para a covid-19. Inclusive, nas semanas que antecederam o evento desta terça, foram realizados diversos mutirões em incentivo à vacinação contra a covid-19 na cidade”, diz a nota

O texto diz ainda que “o município cumpriu ainda as recomendações do Ministério Público, que acompanhou todo o planejamento, assim como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar”.

CONFIRA A NOTA ÍNTEGRA

A Prefeitura de Sapé esclarece que o evento em comemoração aos 96 anos da cidade, ocorrido nessa terça-feira (30), seguiu todos os protocolos sanitários determinados pelas autoridades de saúde, incluindo o Decreto Estadual 1.907/21, publicado no último dia 20 de novembro, que disciplina a realização de eventos na Paraíba. O município cumpriu ainda as recomendações do Ministério Público, que acompanhou todo o planejamento, assim como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

O acesso ao local foi condicionado às exigências sanitárias, como o uso obrigatório da máscara facial, mas muitas pessoas desrespeitaram a norma ao adentrar no espaço. O passaporte da vacina também foi obrigatório para a participação na festividade, assim como o teste de antígeno negativo para a covid-19. Inclusive, nas semanas que antecederam o evento desta terça, foram realizados diversos mutirões em incentivo à vacinação contra a covid-19 na cidade.

A gestão pontua ainda que a comemoração teve também o objetivo de movimentar o comércio local, aquecendo a economia e fomentando o setor de serviços da cidade, propósito que foi atingido, uma vez que as lojas e demais estabelecimentos liquidaram seus estoques devido ao sucesso do evento.

Desde o começo da pandemia do coronavírus, os pequenos empreendedores e autônomos careciam de uma injeção no comércio para restabelecer os negócios. A Prefeitura pagou de forma antecipada os salários do mês de novembro para que os servidores, aposentados e pensionistas pudessem investir na cidade durante a celebração do aniversário.

Por fim, destacamos que antes do aniversário da cidade, outros dois eventos foram realizados pela gestão – Evangeliza Sapé e Dia das Crianças – e após eles não foi registrado aumento de casos de coronavírus, o que deu mais segurança para realização do evento.

Decreto estadual – O Diário Oficial do Estado, publicado no dia 20 de novembro, traz o decreto 1.907, que faz alteração no Artigo 13 e garante a entrada de pessoas vacinados com as duas doses da vacina contra a covid-19, ou a dose única da Janssen, em eventos, sem a necessidade de apresentar teste negativo.

Ministério Público vai investigar se Prefeitura de Sapé descumpriu protocolos sanitários em festa

A prefeitura de Sapé, na Paraíba, realizou um evento nesta terça-feira (30) em comemoração aos 95 anos de emancipação política da cidade. O evento de celebração realizado em praça pública com shows de Ávine Vinny, Douglas Pegador e Mara Pavanelly registrou aglomerações de pessoas sem o uso de máscaras em meio ao crescimento de casos da Covid-19 e surgimento da variante Ômicron.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Gerlane Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário