segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Ministro promete punição ao responsável por ataque hacker

Marcelo Queiroga diz que dados do ConecteSUS não serão perdidos e responsáveis por ataque hacker serão “exemplarmente punidos”

queiroga - Queiroga diz que dados do ConecteSUS não serão perdidos e responsáveis por ataque hacker serão "exemplarmente punidos"

Foto: Reprodução/ TV Globo

Cumprindo agenda em Belo Horizonte, o ministro da Saúde, o paraibano Marcelo Queiroga, declarou na manhã da última sexta-feira (10) que o responsável pelo ataque hacker aos sistemas do ministério da Saúde será “exemplarmente punido”.

“Hoje, o empenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível. Está sendo investigado, e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente punido”, disse o ministro paraibano.

Queiroga falou também que os dados de vacinação contra a Covid-19 que eram disponibilizados pelo aplicativo ConecteSUS e que estão inacessíveis desde o ataque, não serão perdidos. Segundo Queiroga, existe um backup das informações.

“Esses dados não serão perdidos. O Ministério da Saúde tem todos os dados. É só uma questão de resgatar esses dados e colocá-los à disposição da sociedade”, afirmou. Ainda segundo o ministro, o ataque já está sendo investigado pela Polícia Federal e pelo Gabinete de Segurança Institucional.

Com o ataque, iniciado na madrugada desta sexta-feira, serviços como emissão do certificado de vacinação, o e-SUS, que notifica casos da doença e o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), além do acesso ao app ConecteSUS, seguem comprometidos.

O ataque foi assinado por um grupo chamado Lapsus$ Group. Denominado de ‘ransoware’, o ataque é caracterizado pela tomada do conteúdo e é cobrado um valor pelo “resgate”.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Bruno Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário