terça-feira, 21 de dezembro de 2021

JURU: 60 anos de história

Cidade de Juru, no Sertão da Paraíba, completa 60 anos de Emancipação Política, rejuvenescida e muito mais acolhedora 

"Quem beber da água é difícil não voltar", diz a letra do Hino de Juru, composto pelo músico e advogado juruense João Vanildo - Foto: Reprodução/Internet

Por Geraldo Luiz

Falar da história de Juru, cidade situada no Sertão paraibano, criada há 60 anos, não é só citar a sua elevação à categoria de município através da Lei Estadual nº 2.656, de 21 de dezembro de 1961. É preciso muito mais, inclusive rememorar a sua origem desde os tempos da adoção do sistema de sesmaria, quando a Coroa Portuguesa pretendia cultivar as terras de sua colônia na América e povoar o novo território recém-conhecido.

Sesmaria (para quem não sabe) era um lote de terras distribuído a um beneficiário com o objetivo de cultivar terras virgens. Originada como medida administrativa nos períodos finais da idade média em Portugal, a concessão de sesmarias foi largamente utilizada no período colonial brasileiro.

As sesmarias, portanto, estiveram na origem dos grandes latifúndios no Brasil, inclusive em Juru, quando o atual município tinha outras denominações. Entre os grandes proprietários de terras daquela época, destaca-se Maria Ferreira, por ter sido ela a doadora da extensão territorial onde aqui foram construídas as primeiras edificações. 

Além de Maria da Roça Grande, como era conhecida a viúva Maria Ferreira, importante mencionar o princesense Manoel Florentino, que se tornou influente líder político local, bem como o Major Inocêncio Nóbrega e José Francisco (Seu Filó), pai do ex-vereador José Francisco Filho (Jóca da Torre), entre outros beneficiados.  

Outros vultos históricos de grande relevância também fazem jus serem citados nesses 60 anos de Emancipação Política de Juru, a exemplo de Pedro Prudente, próspero dono de engenho de fabricação de mel e rapadura, que se tornou conhecido na região pelo novenário e as memoráveis festas em homenagem a São Pedro que ele promovia no sítio Serra Branca. A novena em louvor ao apóstolo de Jesus Cristo é uma tradição ainda mantida pelos descendentes do patriarca da família Prudente.

Entre outros influentes donos de engenho, Manoel Galdino também era conhecido pelo novenário dedicado à Santa Luzia, seguido do tradicional leilão, que era realizado no dia 13 de dezembro. Era avô dos ex-vereadores Edson Galdino e Francisco Sales (Tita Galdino).  

Importante falar em José Eufrásio, também dono de engenho e morador do sítio Glória, na divisa dos municípios de Juru e Água Branca. Homem de muitas posses e vaidoso, foi ele o primeiro proprietário de automóvel de Juru, um Jeep comprado nos Estados Unidos e transportado de navio para o Rio de Janeiro onde um motorista aguardava e o trouxe para cá, em uma viagem que durou dez dias.

Nos dias atuais, infelizmente não se houve falar em José Barbosa (Zé Bunda), um animado folião solitário que no período carnavalesco saía pela cidade jogando pó e água em todos que encontrava pela frente, mesmo que um ou outro o agredisse por causa da 'brincadeira'. Também não se houve falar em 'Mané Doutor', Zé Gordo ou Doca Prudente, boêmios e reconhecidos pés-de-valsa, que se destacavam pela elegância e fama de festeiros.  

Os personagens mais lembrados no aniversário de Juru são os políticos, de modo especial os prefeitos constituídos. Nomeado pelo governador Pedro Moreno Gondim, em 1961, quando o distrito de Juru foi erigido a município, Manoel Carneiro (Manoel Severo) entrou para história como o primeiro mandatário, assim como a atual chefe do executivo, Solange Félix, fez história como primeira mulher eleita prefeita. Também constam nos anais de Juru os prefeitos Antônio Alves, Dalmo Teixeira, Miguel Ramos, Francisco Emídio (Buega), Antônio Loudal (Dr. Toinho), Geraldo Luiz, Zé Orlando (Zé Caneco) e Luiz Galvão.   

Já a primeira mulher eleita vereadora de Juru, foi a professora e advogada Shirley Targino Castelo Branco Teixeira, filha e irmã dos ex-prefeitos Dalmo Teixeira e Antônio Loudal (Dr. Toinho), respectivamente. Depois de Shirley, outras mulheres se elegeram para o poder legislativo, a exemplo da professora Nalva Teixeira, Eurides Salvador (Deia), Maíza Alves, Solange Félix (atual prefeita), Maria de Jesus (atual vice-prefeita)Rosivânia Ribeiro (Bila), Cinalva Leite, Izabella Teixeira e Denise Félix. 

Apaixonado por motos, o juiz de direto Ruy Jander Teixeira, filho dos ex-vereadores Nalva Teixeira e José Rocha,  faz questão de dizer que iniciou seus estudos em Juru 

Embora conste o nome de Maria Pontual na letra do Hino de Juru como primeira professora do município, outros educadores são merecedores de homenagens, entre eles Manoel Brás, Rita Pita, 'Dona' Inês, Licor Henrique, Zé Calunga, as irmãs Carminha e Terezinha e tantos outros que contribuíram com a educação dos juruenses - inclusive eu. Foi, pois, através dos seus ensinamentos que muitos filhos de Juru conseguiram uma formação superior e orgulham a nossa gente, a exemplo do juízes Ruy Jander e Manoel Severo (Maninho). Atualmente, são muitos advogados, engenheiros e médicos, além de outras profissões abraçadas pelos jovens da nossa cidade.       

No esporte, destaca-se o jogador de futebol Márcio Silva, natural do distrito Dalmópolis, que iniciou sua carreira no Palmeiras e foi contratado pelo Coritiba-PR, tendo entrado em campo no último domingo, 19, em jogo transmitido pela Band.

Já o jovem Robelson Moreira, de 28 anos, que nasceu no sítio Lambedor do Exú, zona rural de Juru, encontra-se em Vuokatti, na Finlândia, onde disputa a Copa do Mundo de Cros Country para atletas paraplégicos. Diagnosticado com um câncer na panturrilha quando tinha 11 anos de idade, Robelson teve que amputar uma perna após um longo tratamento em João Pessoa. Aos 17 anos, saiu de Juru e foi morar em São Carlos - SP, onde faz o curso de Fisioterapia e dedica sua vida aos esportes tendo conquistado títulos estadual e nacional e participado de competições em alguns países, entre eles Argentina e Finlândia. Em março, ele vai participar dos Jogos Paraolímpicos de Beijing, na China.   

Robelson Moreira, nascido no sítio Lambedor do Exú, zona rural de Juru, no Sertão da Paraíba, brilha mundo afora mesmo com uma perna amputada

Em outras publicações do Blog JURU EM DESTAQUE, serão descritos mais personagens e fatos que marcaram a história de Juru. São jovens como Gênesis Miguel, Enésio Alves e Henrique Plácido, entre outros que orgulham nossa cidade  e são dignos do nosso reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário