terça-feira, 30 de novembro de 2021

País em alerta!

Brasil registra dois casos positivos de infecções pela ômicron, a nova variante do coronavírus descoberta na África do Sul

121859463 gettyimages 1355867968 - PAÍS EM ALERTA: Brasil registra dois casos positivos da variante ômicron

GETTY IMAGES / Reprodução internet

O Brasil entrou, na tarde desta terça-feira (30), para a lista de países com registros de infecções pela ômicron, a nova variante do coronavírus descoberta na África do Sul. Amostras laboratoriais de dois brasileiros que estavam em São Paulo testaram positivo para a nova cepa, segundo informou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Os testes foram realizados no laboratório Albert Einstein e passaram por uma contraprova no Instituto Adolfo Lutz (IAL), que confirmou a presença da cepa.

Os exames com resultado positivo foram realizados em um casal que desembarcou no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, no dia 23, de um voo que partiu da África do Sul. Eles portavam exames negativos para a Covid-19.

No retorno à África do Sul, o casal se submeteu a novos exames no laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos, no dia 25, um dos procedimentos para o embarque em viagens aéreas na pandemia. Naquele momento, ambos tiveram resultado positivo para a Covid-19, e o fato “foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de São Paulo”, disse a Anvisa.

O laboratório Albert Einstein fez o sequenciamento genético das amostras e também notificou a Anvisa, nesta terça, de que as análises identificaram a variante Ômicron do Sars-Cov-2.

O homem, de 41 anos, e a mulher de, 37 anos, foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar e estão sob monitoramento de equipes das vigilâncias estadual e municipal de São Paulo e acompanhados de familiares.

A Anvisa também informou que oficializou o ministério da Saúde e as secretarias municipais e estaduais de São Paulo para que os órgãos adotem as medidas de saúde pública pertinentes. Casos suspeitos da nova variante, segundo a Anvisa. continuarão sendo monitorados, e os serviços de controle e prevenção da Covid-19 deverão ser reforçados no país.

A entrada dos passageiros infectados com ômicron ocorreu um dia antes da notificação em nível mundial da nova variante, realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), no dia 24.

O fato também ocorreu quatro dias depois da portaria interministerial do governo de Jair Bolsonaro (PL), que proibiu, de forma temporária, voos com destino ao Brasil que tenham como origem ou passagem a África do Sul, além de Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

A mesma portaria também suspendeu a autorização de embarque para voos ao Brasil de viajantes estrangeiros, procedentes ou com passagem, nos últimos 14 dias antes do embarque, pela África do Sul.

Situação dos brasileiros

Brasileiros que estão nos países africanos mais afetados pela nova variante do coronavírus estão tendo dificuldades no embarque em voos de retorno ao Brasil. A situação está sendo monitorada pelo Itamaraty.

Diferentemente dos estrangeiros, os brasileiros que estiveram ou ainda permanecem nesses locais têm entrada autorizada no Brasil. O problema recai na proibição da chegada de aviões provenientes do grupo de países com mais registros de ômicron.

Fonte: Polêmica Paraíba - Créditos: infomoney - Publicado por: Rebeka Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário