quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Cientistas alertam para uma nova variante da Covid-19 com diversas mutações

Descoberta a B.1.1.529, nova variante do coronavírus com um número extremamente alto de mutações, que pode levar a novas ondas da doença

covid - Descoberta nova variante do coronavírus com diversas mutações

Cientistas alertam para uma nova variante do coronavírus. A variante B.1.1.529, descoberta pela primeira vez em Botsuana e com seis casos de infecção confirmados na África do Sul, tem um “número extremamente alto” de mutações, o que pode levar a novas ondas de Covid-19.

Por sequenciamento genético, a variante também apareceu em Hong Kong e já apresentou 32 mutações na proteína spike, a parte do vírus que a maioria das vacinas usa para preparar o sistema imunológico contra a Covid-19. As mutações na proteína spike podem afetar a capacidade do vírus de infectar células e se espalhar, mas também dificultar o ataque das células do sistema imunológico sobre o patógeno.

O virologista do Imperial College London Tom Peacock revelou vários detalhes da nova variante, afirmando que “a quantidade incrivelmente alta de mutações de pico sugere que isso pode ser uma preocupação real”.

Na rede social Twitter, ele defendeu que “deve ser muito, muito, monitorado devido a esse perfil horrível de picos”, acrescentando que pode acabar por ser um “aglomerado estranho” que não é muito transmissível. “Espero que seja esse o caso”.

Fonte: UOL - Publicado por: Larissa Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário