quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Bactérias resistentes a antibióticos podem causar milhões de mortes

Por conta do consumo excessivo de antibióticos, bactérias resistentes podem originar 10 milhões de mortes até 2050


Bactérias resistentes podem causar 10 milhões de mortes até 2050

O consumo excessivo de antibióticos "pode levar à resistência das bactérias a estes medicamentos e, consequentemente, comprometer o tratamento dos doentes quando, em situações limite, precisam deles", alertam a Reckitt Healthcare.

Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico mostram que, até 2050, estas infecções causadas por bactérias resistentes a antibióticos podem originar milhões de mortes no mundo. Atualmente, e de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas, pelo menos 700 mil pessoas morrem todos os anos devido a doenças resistentes a medicamentos, como a tuberculose multirresistente, infeções do trato respiratório e do trato urinário e infeções sexualmente transmissíveis. "Este número poderá chegar aos 10 milhões de mortes até 2050."

Segundo Filipa Leitão, head of Marketing and Trade Marketing da Reckitt Portugal, "atualmente ainda existe uma ideia errada na utilização dos antibióticos no combate às infeções por vírus". Por exemplo, "oito em cada 10 dores de garganta são causados por vírus e não por bactérias, para as quais os antibióticos não são eficazes. É, por isso, importante consciencializar para o uso adequado destes medicamentos".

Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário