sábado, 16 de outubro de 2021

‘Orgulho Além da Tela’

Rede Globo estreia série sobre representação LGBTQIA+ nas novelas da emissora

assets fotos 824 globoplay estreia serie documental orgulho alem da tela que faz um retrospecto da representacao lgbtqia nas novelas da globo da9bbab52870 - Globo estreia série sobre representação LGBTQIA+ nas novelas

O Globoplay lançou, na última segunda-feira (11), a série documental ‘Orgulho Além da Tela’, que faz um retrospecto da representação LGBTQIA+ nas novelas da emissora.

Ao longo de três episódios, a série acompanha a evolução desse debate desde os anos 70 até os dias atuais, destacando a forma como o tema foi abordado na ficção ao longo do tempo. Além disso, mostra o impacto das tramas ficcionais em muitas histórias de vida reais.

“O recorte foi feito em cima de personagens que tiveram mais espaço dentro das novelas e que foram importantes para criar um diálogo com a sociedade. A gente começa com o primeiro personagem, feito pelo Ary Fontoura em 1970, e, a partir daí, vamos destacando outros que fizeram essa história avançar”, conta a diretora geral Antonia Prado.

A série não só percorre a trajetória dos personagens LGBTQIA+ ao longo das cinco décadas subsequentes, mas também resgata importantes marcos da história do país que contribuíram ora para uma maior aceitação das tramas, ora para rejeição das novelas pelo público.

Ao traçar essa cronologia, o documentário costura o material de acervo com depoimentos dos atores que deram vida a essas histórias e das mentes criativas por trás das obras, como Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares, Walcyr Carrasco, Gilberto Braga, Manoel Carlos, Euclydes Marinho, Silvio de Abreu, Gloria Perez e Dennis Carvalho. Especialistas, ativistas e formadores de opinião também participam, como o influenciador digital Hugo Gloss e o jornalista Jorge Luiz Brasil.

Telespectadores e fãs de novelas que tiveram suas vidas afetadas por personagens LGBTQIA+ ajudam a completar os episódios. Em estúdio, eles contam como reagiram às tramas à época. A série ainda promove encontros especiais e marcantes entre essas pessoas e os atores que deram vida aos personagens e cenas que se destacaram ao longo dos anos, como Mateus Solano e Antonio Fagundes, o inesquecível Félix e seu “Papito”, de ‘Amor à Vida’, com pai e filho que voltaram a se aproximar após a cena final da novela, entre outros momentos de grande emoção.

“O documentário traz três camadas diferentes em todos os episódios. A primeira é quase uma enciclopédia desses personagens e como eles foram retratados, com cenas da época e um recorte cronológico. Na segunda, autores, diretores, atores e pessoas envolvidas com a obra falam do backstage das cenas, contando um pouco sobre o fazer televisão e curiosidades de cada novela. E a terceira camada são as pessoas LGBTQIA+ e seus familiares que mostram o impacto das novelas nas suas vidas, deixando claro como a arte se inspira na vida e como a vida pode ser impactada pela arte”, explica Antonia.

Fonte: Polêmica Paraíba com terra - Publicado por: Suedna Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário