sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Tsunami causado por vulcão pode atingir várias capitais brasileiras

Pela primeira vez em décadas, vulcão que pode causar tsunami no Brasil dá sinais de atividade

vulcao erupcao 0921 1400x800
pxhidalgo/iStock

MANAUS, AM – De acordo com pesquisadores, um tsunami pode atingir as regiões Norte e Nordeste do Brasil, caso o vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano, entre em erupção. Os especialistas ainda afirmaram que o tsunami atingiria todas as américas.

O vulcão estava adormecido há décadas, mas, nos últimos dias, começou a dar sinais de vida. As autoridades espanholas elevaram o nível de alerta para amarelo. O governo ainda destacou que os movimentos sísmicos começaram no último sábado (11).

Segundo o MetSul Meteorologia apontou que, na última semana, foram registrados mais de cem tremores. O comitê Pevolca informou que a atividade magmática tem “o maior valor observado nos últimos 30 anos”.

O nível amarelo é considerado intermediário, e a população deve ficar em alerta. Caso suba para o nível laranja, é decretado atenção máxima para os fenômenos que precedem de uma erupção.

Para o oceanógrafo físico Carlos Teixeira, professor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), o risco de o Brasil ser atingido por um tsunami não é iminente e a possibilidade é mínima, embora seja real.

“Não significa que a gente vai ter uma erupção semana que vem, mês que vem, ano que vem. Mas eles aumentaram o nível de alerta. Também não significa que mesmo se a gente tiver uma erupção, não é qualquer erupção que iria gerar desmoronamento e esse tsunami”, afirmou em entrevista ao site O Povo.

Para o Brasil ser atingido, o oceanógrafo explicou que são necessários diversos fatores, como se o vulcão entrar em erupção, e essa erupção for explosiva. Caso ocorra dessa maneira e a explosão for causada pela erupção, pode desencadear um desmoronamento nas ilhas.

Teixeira ainda comentou que não é possível saber com qual tamanho as ondas chegariam ao litoral brasileiro. “Existem estudos que falam que as ondas que chegam aqui poderiam chegar a mais de cinco metros, mas isso é uma situação drástica. Você pode ter um tsunami de meio metro, você pode ter menor que isso”, ressaltou.

https://amazonas1.com.br/vulcao-em-alerta-de-erupcao-pode-causar... com informações de O Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário