sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Norte e Nordeste do Brasil ameaçados por tsunami

Vulcão que pode causar um grande tsunami no Nordeste do Brasil entra em estado de alerta

Um vulcão que vem sendo monitorado dia e noite está causando uma grande preocupação, isso porque segundo especialistas no assunto caso ele entre em erupção pode causar um grande tsunami que atingiria a região Norte e Nordeste do Brasil que neste caso seriam as mais impactadas.

De acordo com as informações repassadas pelo portal de notícias online do portal ‘IG’, vulcão localizado na ilha La Palma, na costa do continente africano e estava a dezenas de anos adormecido até que nos últimos dias passou a dar sinais de atividade.

O Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca) elevou o nível de alerta de verde para amarelo.

O nível amarelo vem para alertar a população sobre as possíveis mudanças emergenciais que forcem as pessoas a deixar a região.

O nível amarelo é o segundo de quatro níveis, o tsunami pode acontecer caso haja uma espécie de explosão vulcânica, ou seja que a erupção emane muita energia.

“Toda a população costeira deve ser conscientizada, em especial do Norte e Nordeste do Brasil, pois seriam os principais afetados, e assim evitaríamos danos pessoais. Estudos mais recentes dizem que as chances de ocorrência são remotas e longínquas, no entanto, o estabelecimento de sistemas de alarme que possibilitam a evacuação de áreas é justificável quando se trata de vidas humanas”, explicou o geólogo Mauro Gustavo Reese Filho ao MetSul.

Por enquanto não há motivo de pânico da população brasileira, a possibilidade é pequena, contudo, é preciso ficar em estado de alerta.

Fonte: IG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário