domingo, 4 de julho de 2021

Municípios paraibanos receberão hoje mais doses de vacina contra a Covid-19

Secretaria Estadual de Saúde distribui 65.596 doses de vacina contra Covid-19, neste domingo, para 221 municípios paraibanos


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, neste domingo (04), a distribuição de 65.596 doses de vacinas contra a Covid-19 para 221 municípios paraibanos. Os imunizantes são para avançar com a cobertura vacinal dos adultos entre 18 e 59 anos, que ainda não tomaram a primeira dose (D1). As vacinas são referentes à 28ª Pauta de distribuição, que conta com 29.226 doses da Pfizer/Comirnaty e 36.370 da Janssen, que é aplicada em dose única. 

As doses chegaram à Paraíba no fim da tarde deste sábado (03) e, como de costume, segue com a separação baseada no quantitativo populacional e distribuição por malha aérea e terrestre para os municípios paraibanos em até 24 horas. A SES também recebeu 52.750 doses da vacina Astrazeneca, que será distribuída no momento da aplicação da segunda dose.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, a distribuição das vacinas permanece célere e se faz necessário que os municípios adotem estratégias eficazes para avançar nos grupos por idade. “Conforme Resolução CIB, do último dia 23 de junho, foram ajustados os critérios de distribuição para contemplar a faixa etária acima dos 18 anos até os 59 anos de idade. Orientamos aos municípios que a vacinação deve ser realizada de forma decrescente, avançando por idade para que seja atingida toda população adulta” explica o secretário. 

Até o momento a campanha de vacinação conta a covid-19 na Paraíba já contemplou os seguintes públicos: idosos (60 anos ou mais) residentes em instituições de longa permanência, pessoas a partir de 18 anos com deficiência institucionalizadas, povos indígenas vivendo em terras demarcadas, idosos, trabalhadores de saúde, força de segurança, salvamento e forças armadas, quilombolas, pessoas com comorbidades, trabalhadores portuários, do transporte Aéreo, da Educação, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e a faixa etária de 18 a 59 anos. 

Geraldo alerta que “o cidadão que faz parte de grupos já abertos e que não tenha ainda recebido o imunizante não poderá ficar sem acesso à vacinação. A campanha de vacinação é contínua e o acesso deve ser garantido pela gestão de cada município”.

A vacinação contra Covid-19 iniciou em 19 de janeiro de 2021 e pretende vacinar todos os adultos acima de 18 anos, uma população estimada de 2.981.502. Até este sábado já foram informadas pelos municípios a aplicação de 1.834.443 doses, o que possibilitou uma cobertura vacinal de 17,75% dos adultos.

PB Agora com Assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário