domingo, 4 de julho de 2021

Criança morre após envelhecer em ritmo acelerado

Com condição genética rara chamada síndrome de Hutchinson-Gilford, menina de 10 anos de idade morre ‘de velhice’

iryna irochka khimich 418x235 1 - Com condição genética rara, menina de 10 anos morre ‘de velhice’

A artista ucraniana Iryna ‘Irochka’ Khimich, de 10 anos, morreu na quarta-feira (30) em consequência de uma condição genética rara chamada síndrome de Hutchinson-Gilford. Também conhecida como progéria, a doença faz com que crianças envelheçam em um ritmo mais acelerado que o normal. As informações são da revista Crescer.

A jovem pintava quadros e vendia as obras para pagar um tratamento nos Estados Unidos. De acordo com os médicos, Iryna tinha a estrutura corporal semelhante a de um idoso de 80 anos e a cada ano que se passava, seu organismo envelhecia quase uma década.

Nas redes sociais, a mãe da menina, Dina, de 39 anos, lamentou a morte da filha. “Irochka morreu. O coração dela parou ontem. Desculpe, meu raio de sol, não pudemos te salvar desta vez”, escreveu.

A síndrome de Hutchinson-Gilford é causada pela mutação de um gene que leva ao acúmulo da proteína “progerina”. É ela quem desencadeia um processo de envelhecimento mais rápido. Os primeiros sintomas de envelhecimento precoce começam a aparecer por volta de 1 ano e meio de idade.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), queda de cabelo, perda de gordura, pele fina e enrugada, osteoporose, lábios finos e voz anormal são alguns dos primeiros sinais. A expectativa média de vida de uma criança com essa condição é de 13 anos.

Fonte: IstoÉ - Publicado por: Gerlane Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário