quarta-feira, 14 de abril de 2021

“Passaporte Covid-19” garantirá livre acesso a lugares públicos, eventos e viagens

Conselho Estadual de Saúde sugere criação de ‘Passaporte Covid-19’ para identificação de pessoas vacinadas

Passaport da vacina 1024x575 - IDENTIFICAÇÃO: Conselho Estadual de Saúde sugere criação de ‘Passaporte Covid’

O Conselho Estadual de Saúde vai recomendar ao estado e municípios a utilização de um “Passaporte Covid-19” para facilitar a identificação das pessoas que se vacinaram contra o coronavírus, garantindo o livre acesso a lugares públicos, eventos e viagens.

A reunião que definirá os detalhes da recomendação ao Estado e Municípios aconteceu na tarde desta terça-feira (13), na sede do Conselho, localizado no bairro da Torre. As informações estão no blog da jornalista da Rede Correio Sat, Sony Lacerda.

Segundo o médico Eduardo Cunha, presidente do Conselho, esse passaporte, que já é usado em alguns países (a exemplo da França), bem como em algumas cidades brasileiras vai permitir à sociedade voltar a frequentar os lugares públicos, viajar e outras atividades abertas. “Isso vai diminuir os efeitos negativos na economia que acontece com as restrições atuais”, ressaltou.

O serviço será disponibilizado gratuitamente aos Poderes através de um aplicativo que definirá, pela cor, a situação da pessoa cadastrada, tipo, vermelho para quem ainda não tomou nenhuma vacina e verde para quem já tomou a segunda dose e está imune, não oferecendo risco de se contaminar ou de contaminar alguém.

“O cadastro, inclusive, abrangerá outras vacinas, a exemplo da H1N1, permitindo uma leitura da participação da população nas campanhas”, destacou.

No Brasil, a iniciativa da Paraíba será pioneira caso seja aprovada. No exterior, a comunidade europeia e os Estados Unidos estudam medida similar.

Fonte: Portal Correio - Publicado por: Fabricia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário