sábado, 24 de abril de 2021

Não é somente na Câmara Municipal de Juru que tem parlamentares 'mudos'

Saiba quem são os deputados federais paraibanos que mais discursam em plenário e os que poucas vezes - ou nenhuma - falam na Câmara

WhatsApp Image 2021 04 16 at 15.18.41 300x103 - FALAM MUITO: saiba quem são os deputados paraibanos que mais discursam em plenário

No plenário da Câmara, grandes políticos marcaram época e conquistaram espaço e confiança com discursos enfáticos, críticos e com oratória caprichada. Leonel Brizola e Ulysses Guimarães são alguns dos principais exemplos. Nos últimos anos, no entanto, esses representantes que conquistam e levam a voz do povo ao parlamento foram ficando escassos e muitos nem sequer usam o plenário para discussão. Entre a bancada paraibana, maioria dos deputados pouco falam no plenário.

Para deixar o (e)leitor por dentro, um levantamento reúne o número de discursos dos deputados da atual legislatura (2020-2023), levando em conta as manifestações em plenário até 15 de abril de 2021. Você também vai entender um pouco da linguagem parlamentar e como os discurso são divididos: Ordem do Dia, Breves Comunicações, Pequenos e Grandes Expedientes.

Uma das formas que os discursos são divididos é a Ordem do Dia, ou seja, a lista de matérias que serão votadas em primeiro ou segundo turno, ou em turno único. Não há limite para o número de projetos a ser votados: pode ser apenas um, ou podem ser mais de 10. Também não há obrigação de todos os deputados comentarem as pautas do dia, apenas aqueles que desejarem se dirigem ao microfone.

Há também as “Breves Comunicações”, que são os espaços para falas, normalmente elogios, a governadores por obras e utilização de recursos destinados aos próprios deputados; ou críticas a ações da presidência, projetos que estão em trâmite ou declarações de colegas parlamentares que possam ter repercutido.

O líder de discursos é Frei Anastácio (PT). Apesar de ser o mais velho da bancada paraibana, o deputado não poupa esforços para defender suas ideias e representar seus eleitores. De todos os deputados paraibanos, Anastácio é o único que falou em plenário e se encaixa em outras categoria de discursos: os pequenos e grandes expedientes.

O Pequeno Expediente é o espaço que os deputados podem apresentar breves comentários sobre as matérias apresentadas no parlamento, se inscrevendo para falar previamente. Já o Grande Expediente é um espaço para se manifestarem sobre os mais diferentes assuntos de interesse público.

Além de Anastácio, Gervásio Maia (PSB) é outro que está sempre marcando espaço no plenário da Câmara, com mais de 100 discursos. Por outro lado, Edna Henrique (PSDB) não costuma falar muito, discursou apenas 5 vezes no plenário. Após ela, Ruy Carneiro (PSDB) e Wellington Roberto (PL) só se dirigiram ao microfone 16 vezes.

Veja o número de vezes que cada deputado federal paraibano discursou entre 2019 e abril de 2021:

Frei Anastácio (PT) – 229 discursos em plenário

Gervásio Maia (PSB) – 105

Aguinaldo Ribeiro (PP) – 93

Efraim Filho (DEM) – 72

Hugo Motta (REP) – 37

Wilson Santiago (PTB) – 37

Julian Lemos (PSL) – 33

Pedro Cunha Lima (PSDB) – 28

Damião Feliciano (PDT) – 20

Ruy Carneiro (PSDB) – 16

Wellington Roberto (PL) – 16

Edna Henrique (PSDB)  – 5

Os atuais suplentes em exercício, Leonardo Gadelha (PSC) e Rafafá (PSDB) ainda não discursaram em plenário.

Fonte: Samuel de Brito - Créditos: Samuel de Brito/Polêmica Paraíba - Publicado por: Samuel de Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário