domingo, 21 de março de 2021

Tristeza e desespero para enterrar quem morre de Covid-19

Famílias se aglomeram à espera de caixões de parentes vítimas do novo coronavírus em cemitério

vila formosa - TRISTEZA E DESESPERO: Famílias se aglomeram à espera de caixões de parentes vítimas da Covid-19 em cemitério

Em meio ao agravamento da pandemia em São Paulo, o cemitério municipal Vila Formosa, o maior da América Latina, voltou a registrar aglomeração neste domingo (21). Familiares relataram filas para a liberação dos corpos das pessoas que morreram de Covid-19 e falta de distanciamento social.

“Eles colocam os corpos de vítimas das Covid-19 em uma sala, e eles vão liberando conforme vão chegando os carros para levar para os sepultamentos. Com isso, forma-se uma aglomeração, as famílias ficam todas paradas ali, esperando a liberação do caixão”, disse Debora Nogueira, que esteve no local neste domingo.

Procurada pelo G1, o Serviço Funerário, da Prefeitura de São Paulo, informou que “as equipes de fiscalização atuam nos cemitérios municipais instruindo as famílias quanto às medidas de segurança nesse período de pandemia”.

Com o aumento das mortes na capital paulista e consequente impacto no Serviço Funerário, a pasta anunciou um reforço nas contratações. “Além dos 173 sepultadores efetivos ativos e dos 150 terceirizados contratados em 2020 e início de 2021, mais 35 iniciarão na próxima semana”.

No início da pandemia, a Prefeitura aumentou a capacidade de enterros e usou o cemitério Vila Formosa como um “centro de logística” para os mortos da Covid-19.

O Serviço Funerário informou ainda que os velórios permanecem proibidos em casos de morte por Covid, e limitados ao tempo máximo de uma hora de duração em casos de morte não ocasionadas pela doença.

Agravamento da pandemia
 
A média móvel de mortes provocadas pela Covid-19 no estado de São Paulo chegou neste sábado (20) à marca de 493 óbitos por dia, batendo recorde de maior valor desde o início da epidemia pelo 15º dia seguido. O estado superou a marca de 67 mil vítimas do coronavírus.

O total de internados no estado neste sábado é de 28.292 pessoas, sendo 11.976 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 16.316 em enfermaria. O número é 110% maior do que há quatro semanas, em 20 de fevereiro, quando eram 13.491 pacientes internados.

As taxas de ocupação dos leitos de UTI Covid em hospitais das redes pública e privada são de 91,5% no estado e de 91,7% na Grande São Paulo neste sábado.

Na cidade de São Paulo, desde o começo da pandemia, 20.188 pessoas morreram de Covid-19, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.

Fonte: POLÊMICA PARAÍBA - Créditos: G1 GLOBO - Publicado por: Rebeka Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário