segunda-feira, 22 de março de 2021

O paciente está 'entubado' ou 'intubado'?

TIRE SUA DÚVIDA E SAIBA QUAL A PALAVRA CORRETA NO SENTIDO USADO EM MEDICINA: 'ENTUBAR' OU 'INTUBAR'

Foto: Reprodução/Internet

Com o surgimento do novo coronavirus, SARS-CoV2, identificada na China, no dia 31 de dezembro de 2019, a doença se espalhou rapidamente pelo mundo: primeiro pelo continente asiático, e depois por outros países. Em março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o surto da doença como pandemia.

O primeiro caso no Brasil foi identificado em fevereiro de 2020, em São Paulo, estado onde poucos dias depois aconteceu a primeira morte em decorrência da doença. No mesmo dia, no Rio de Janeiro, vieram a óbito dois pacientes que haviam testado positivo para coronavírus.  

Desde então, a transmissão da Covid-19, nome dado a doença causada pelo SARS-CoV2, chamou a atenção do mundo pelo crescimento rápido no país, com a pandemia fora de controle e ocasionando colapso hospitalar em pouco mais de um ano da disseminação. 

De acordo com a última atualização realizada há dois dias atrás, de um total de quase 12 milhões de casos registrados da doença no país, 294.042 vidas foram ceifadas. Já são, pois, quase 300 mil brasileiros mortos em decorrência de um vírus letal que não afeta e mata apenas idosos - está tirando a vida de jovens e crianças também. No mundo, foram confirmados 123.287.417 casos de Covid-19, enquanto quase 3 milhões de pessoas morreram vítimas da doença.

Uma grande quantidade daqueles que foram infectados estão ainda lutando contra a morte em leitos de hospitais, muitos deles na UTI, sendo comum ouvir algumas pessoas dizerem que os pacientes estão 'entubados' (ou 'intubados', como dizem outros).  

Mas, afinal, qual a palavra correta: ENTUBAR ou INTUBAR?

De acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, as duas palavras estão corretas, porém registradas com significados diferentes: ENTUBAR é usado para dar forma de tubo, enquanto INTUBAR é um verbo usado na medicina, que significa introduzir um tubo na traqueia ou em outra cavidade.

Blog JURU EM DESTAQUE - Por Geraldo Luiz Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário