domingo, 28 de março de 2021

No auge da pandemia

Em busca do tratamento, entenda quais os medicamentos estão sendo utilizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

WhatsApp Image 2021 03 25 at 17.38.49 - NO AUGE DA PANDEMIA! Em busca do tratamento, entenda quais os medicamentos estão sendo utilizados na UTI

Com a alta demanda, o número de leitos nas UTIs de todo o Brasil tem se tornado cada vez menor. Ainda que medidas estejam sendo impostas, pacientes infectados com o vírus estão precisando buscar alguma alternativa para se recuperar da doença. Atualmente, já foi comprovado que não existe nenhum tratamento preventivo que seja eficaz contra o novo coronavírus. Entretanto, o uso de medicações para casos mais graves é uma espécie de ‘plano B’ para algumas pessoas.

Alguns dos pacientes que possuem um quadro mais preocupante, estão fazendo o uso do ‘kit-Covid’, incluindo drogas como a aspirina. A médica Arethuza Palmeira, que atua na linha de frente, explica que o uso desta medicação deve ser realizado apenas em casos isolados, dependendo das complicações.  “Ela tem como objetivo principal minimizar as manifestações tromboembólicas causadas pela Covid-19. No entanto, até o momento, as evidências de benefícios são bem limitadas. Por isso é necessário a realização de outros estudos para entrar com o tratamento em vigor”, conta. “Ela não seria usada contra a doença, mas sim, visando diminuir as complicações da doença em pacientes já infectados”, completa.

O corticoide também é mais uma das medicações que estão fazendo “sucesso” contra a doença, o que não é diferente na UTI. “Ele é bastante benéfico para os pacientes com Covid-19, sendo utilizado tanto em casos mais graves, quanto em casos mais leves, porque o principal efeito dele é reduzir essa ação anti-inflamatória”, relata a dra Arethuza. “A gente observa que em pacientes mais debilitados, o corticoide reduz o número de óbitos, diminui o tempo no respirador e até encurta a internação destes pacientes”, continua.

Da mesma forma, antibióticos estão sendo bastante comentados e também receitados. No caso, da azitromicina, ela deve ser utilizada apenas quando o paciente apresentar infecção bacteriana relacionada à Covid-19. “O paciente é transferido para UTI, para que ele seja melhor assistido e monitorizado. Porém, as medicações de uso são as mesmas. Se o paciente tiver alguma infecção associada, a gente decide escalar os antibióticos”, disse. Ainda sim, outros antibióticos também estão sendo utilizados na UTI. “Geralmente, iniciamos o tratamento com ceftriaxona, mas não existe contra indicações para este determinado remédio”, finaliza.

Fonte: Nathalia Souza - Créditos: Polêmica Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário