quarta-feira, 17 de março de 2021

AMB alerta que pandemia ‘foge ao controle’ dos médicos

‘Não podemos viver de estimativas’: Associação Médica Brasileira pede, em carta à nação, mais ‘certezas’ e ‘vacinas já’

Vacina Covid19 2 - 'Não podemos viver de estimativas': Associação Médica Brasileira pede mais 'certezas' e 'vacinas já'

A Associação Médica Brasileira divulgou uma carta à nação, nesta quarta-feira (17), em que reforça a necessidade da vacinação em massa e do distanciamento social como formas de combater a pandemia da Covid-19 e de diminuir a quantidade de mortes pela doença no Brasil.

A entidade alerta, no documento, que a pandemia ‘foge ao controle’ dos médicos e faz um apelo direto à população por união em nome do lema ‘vacina já’.  “Nós médicos, por ética, retidão e compromisso com os pacientes, dizemos claramente à Nação: o controle da situação nos foge às mãos, pois não estão sob nosso comando as ações e nem a gestão da saúde”, diz a carta.

Segundo os profissionais, o diagnóstico da classe é “que apenas a obediência às regras de proteção – como o distanciamento social e o uso correto de máscara -, as iniciativas contínuas de testagem e rastreio de contactantes, juntamente com a vacinação em larga escala, são capazes de oferecer melhor prognóstico à população brasileira. Vacinas já. Essa é a ideia que deve unir e reunir todos os brasileiros, em um só coro, de mãos dadas. Juntos, precisamos trabalhar urgentemente pela revisão de caminhos e prioridades“, pedem.

Os médicos solicitam “certezas” ao Governo Federal em relação ao Plano Nacional de Imunização. “Precisamos de certezas. Não podemos viver de estimativas que não encontrem respaldo na realidade. Precisamos saber exatamente quantas doses de vacinas teremos e quando efetivamente elas serão disponibilizadas para a população. Um vai e vem de informações desencontradas, uma dança de números de eventuais lotes de vacinas que deverão chegar e depois não chegam só leva ao descrédito das autoridades de saúde e a desalento na população. Soluções concretas, e não promessas vazias, é o que precisamos. E já!”, dizem.

Para ler todo o conteúdo da carta, clique aqui. 

Polêmica Paraíba - Publicado por: Felipe Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário