quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

O efeito (devastador) da Covid-19 que só afeta os homens

A Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, pode reduzir significativamente a fertilidade masculina, aponta estudo

O efeito (devastador) da Covid-19 que só afeta os homens

Um artigo divulgado na revista científica Reproduction, revela um efeito secundário adverso que afetaos homens que já sofreram de Covid-19, avança o site Tecmundo.

Os pesquisadores afirmam que a doença pode afetar negativamente a qualidade do esperma e consequentemente diminuir a fertilidade masculina.

Behzad Hajizadeh Maleki, autor da pesquisa e professor doutorado na Justus Liebig-University, na Alemanha, disse num comunicado à imprensa que esses efeitos secundários tendem a melhorar com o tempo, porém "permaneceram significativa e anormalmente mais elevados nos pacientes Covid-19" que integraram aquele estudo.

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores analisaram um grupo de 84 homens diagnosticados com Covid-19, e um grupo de controle que incluiu 105 homens saudáveis da mesma faixa etária. Após serem monitorados durante 60 dias, registrou-se um aumento na morte de espermatozoides, da ocorrência de inflamação e de estresse oxidativo.

Allan Pacey, que é também editor-chefe da revista Human Fertility, destaca que tal possa tratar-se de uma evidência notória de que a Covid-19 afeta de fato o sistema reprodutivo masculino, considerando que os receptores ACE2 que o vírus usa para se instalar nos pulmões são do mesmo tipo dos encontrados nos testículos.

Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário