quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Nova variante do coronavírus está circulando na Paraíba

Com maior capacidade de infecção, nova variante da Covid-19 circula na Paraíba e especialista esclarece processo de mutação

Uma nova variante do coronavírus está circulando na Paraíba e já foi confirmada a infecção de três pessoas. A variante P1, verificada originalmente no Amazonas, que tem uma maior capacidade de infecção, foi identificada pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB). Também foi encontrada no estado a mutação E484K, originalmente encontrada na África do Sul e com grande capacidade de infecção. A infectologista do Sistema Hapvida Silvia Fonseca explica que a mutação é algo que ocorre com muita frequência com os vírus.

“Ocorre o tempo inteiro. Algumas mutações fazem até com que o vírus desapareça e outras fazem com que eles sejam mais virulentos”, pondera e acrescenta que no caso da coronavírus, surgiram algumas mutações que fizeram com que o Sars-CoV-2, causador da Covid-19, passasse muito rápido de um para o outro, que é o que se vê agora.

No que diz respeito à reinfecção, a infectologista esclarece que ela ocorre quando uma pessoa adoeceu de Covid-19, passam-se alguns meses e novamente essa mesma pessoa vem a contrair a doença. “Esse é um fenômeno raro, por enquanto, a gente não tem que ficar se preocupando muito com ele”, finaliza.

A infectologista reforça que independente de uma pessoa ter tido ou não a Covid-19, o essencial é seguir cumprindo as etiquetas respiratórias para prevenir a doença, que são lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel, usar máscara, não levar às mãos ao rosto e manter o distanciamento social.

Variante 

Casos da variante conhecida como P1 já foram registrados em Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. O primeiro caso foi identificado em 10 de janeiro, no Japão, em pessoas que chegavam no país vindas de Manaus.

Casos 

A Paraíba vem registrando aumento de casos na última semana. O Estado já registrou 212.286 casos de coronavírus, 4.356 mortes pela doença e 156.580 pacientes recuperados. Cinco municípios concentram 45,41% dos novos casos registrados, sendo eles: João Pessoa, Campina Grande, Catolé do Rocha, Patos e Brejo do Cruz.

Assessoria – Hapvida

Nenhum comentário:

Postar um comentário