segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Márcia e Maévia: importância da mulher na política de Tavares

PRIMEIRA DAMA MÁRCIA MARQUES E DRª. MAÉVIA SUASSUNA, SEGUNDA DAMA DE TAVARES: DUAS GRANDES MULHERES POR TRÁS DE DOIS GRANDES HOMENS 

Primeira dama Márcia Marques e Drª. Maévia Suassuna, segunda dama do município de Tavares, na Paraíba, exemplos da influência de esposas no sucesso dos seus maridos na política

"Por trás de um grande homem existe sempre uma grande mulher" - e vice versa - é um ditado antigo, de origem desconhecida, que já foi transformado ao longo do tempo para se adaptar aos diversos idiomas espalhados pelo mundo. Suas origens são um pouco obscuras, sabendo-se apenas que surgiu antes da época da Segunda Guerra Mundial, muito antes dos anos 60. Uma das primeiras vezes em que a frase foi impressa foi em um jornal do Texas, nos Estados Unidos, o 'The Port Arhtur News' em fevereiro de 1946, referente ao atleta Meryll Frost, um baixinho e intrépido quarterback. Ao receber o trofeu, Meryll Frost, considerado 'o atleta mais corajoso de 1945', disse: "Dizem que atrás de todo grande homem há uma grande mulher. Ainda que eu não seja um grande homem, existe uma grande mulher por trás de mim".

Em Tavares, no Sertão da Paraíba, a frase que tem por finalidade elogiar e honrar as mulheres virtuosas, que acompanham o marido em todos os momentos, lado a lado, no sentido de conseguir prosperar e alcançar seus objetivos familiares e pessoais, tem nomes: Márcia Marques e Maévia Suassuna, primeira e segunda damas do município, respectivamente.

Antes de se tornar primeira dama do município, Márcia Marques, casada com o recém empossado prefeito de Tavares, Genildo José da Silva, conhecido como Coco de Odálio, sempre atuou com reconhecida popularidade na cena pública. Embora de forma discreta, foi muito atuante desde que o seu marido decidiu ingressar na política, sem no entanto deixar de lado sua principal função de esposa e, também, de mãe do pequeno herdeiro Cauã. 

Márcia teve papel importante na campanha do marido e, agora, além de primeira dama, foi convocada por ele para assumir à Secretaria Municipal de Saúde, cargo que deverá responder com a experiência de quem já ocupou a pasta da Ação Social no governo do médico Aílton Suassuna, antecessor de Coco de Odálio.

Não menos importante na política tavarense, destaca-se a Drª. Maévia Suassuna, irmã de Dr. Aílton, que juntamente com o irmão Michel e a matriarca da família, Dona Isaura, deram as condições necessárias para que Coco de Odálio fosse eleito prefeito nas eleições municipais de 15 de novembro com ampla vantagem sobre o seu concorrente - a maior votação obtida por um candidato a prefeito em Tavares, diga-se de passagem.

Com reconhecida popularidade e considerada uma 'mãezona' do povo humilde de Tavarares, Drª. Maévia continuará à frente da Secretaria Municipal de Educação na atual gestão municipal, função que ocupou na administração de Dr. Aílton Suassuna com excelente trabalho e notória competência e responsabilidade.

Casada com o vereador Adão Luiz (Dão de João de Cosme), recentemente eleito presidente da Câmara Municipal de Tavares, a segunda dama do município recebeu em 2019 e 2020 o título de 'Melhor Secretária do Governo Municipal', em premiação realizada através do conceituado Blog do Aryel Aquino. 

Apesar da tradição familiar e política do vereador Adão Luiz, detentor de vários mandatos no poder legislativo de Tavares, onde inclusive o pai e a mãe (João de Cosme e Ledinha) também exerceram mandatos, a influência de Drª. Maévia foi de fundamental importância para que o mesmo obtivesse a maior votação entre os parlamentares eleitos no último pleito eleitoral.  

Sempre prontas para enfrentar desafios, é inquestionável o mérito de Márcia e Maévia no êxito de Coco de Odálio e Adão Luiz na política tavarense, exemplos de casais de sucesso, em que os companheiros estão dispostos a ajudar o outro crescer, sem limitar seu próprio crescimento.

Fica o exemplo dado pelos dois casais: só vale a pena lutar por cada conquista se ela for compartilhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário