quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Avião apreendido com drogas na Paraíba é requisitado para entregar vacinas

ENTREGA DE VACINAS: Governo do Estado aguarda liberação judicial para uso de avião apreendido com drogas na Paraíba

avião 1 - ENTREGA DE VACINAS: governo aguarda liberação judicial para uso de avião apreendido com drogas na PB - ENTENDA

Em dezembro de 2020, a Polícia Militar da Paraíba realizou a apreensão, em Catolé do Rocha, de uma carga de 752 quilos de cocaína que estavam sendo transportadas em um avião. À época, a Polícia Civil da Paraíba e o governador João Azevêdo (Cidadania) disseram que havia sido solicitado junto à Justiça para que o governo do estado utilizasse o avião para auxílio no combate ao tráfico, e também, com maior urgência, no transporte de doses de vacina contra a Covid-19 na Paraíba. A situação, no entanto, está longe de ser resolvida.

Em contato com a redação do site Polêmica Paraíba, o secretário de estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, explicou como está o processo neste momento. A Polícia Civil solicitou junto à Justiça o uso dessa aeronave dias após a apreensão, porém o pedido ainda não foi acatado, e não há previsão, por parte do secretário, de quando ele será aprovado. Não há sequer garantia de que ele seja aceito.

Esse, contudo, não é o único porém. Jean Nunes explicou que após uma possível liberação, ainda há todo o processo burocrático exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que a aeronave possa operar legalmente.

Entre esses processos, são necessárias uma manutenção no avião, a realização de um contrato de seguro e até de combustível. “Tudo isso leva um tempo. Não vai ser de imediato” disse o secretário.

Não só isso, Jean Nunes explicou que ainda seria necessário fazer um treinamento para um piloto poder operar a aeronave. Segundo ele, nem a Paraíba e nem estados vizinhos no Nordeste têm uma aeronave desse tipo, o que faz necessário que um piloto seja treinado.

Por fim, Jean Nunes reafirmou que sim, que a Paraíba deseja utilizar a aeronave para o auxílio no transporte de doses da vacina contra Covid-19 e também para o combate ao tráfico de drogas.

Atualmente, o avião está estacionado no hangar do Governo do Estado no aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa, no aguardo dessa decisão da Justiça.

Relembre

No dia 09 de dezembro, quatro homens foram presos em flagrante com uma carga de 752 quilos de cocaína transportada em um avião, em Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba. A apreensão aconteceu após denúncias sobre a chegada da droga pelo aeródromo da cidade. O avião foi interceptado assim que aterrissou. Na ação, foram detidos o piloto, o copiloto e outros dois suspeitos que estavam no avião.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Bruno Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário