segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Em tom de despedida, prefeito de Juru faz balanço do seu governo

LUIS GALVÃO FAZ BALANÇO DA ADMINISTRAÇÃO E ASSEGURA QUE TODOS OS SERVIDORES MUNICIPAIS RECEBERÃO SALÁRIO ATÉ 31 DE DEZEMBRO

Prefeito Luis Galvão e a primeira dama Maria das Dores Laureano Galvão (Dorinha) cumprindo agenda administrativa na Cagepa, em João Pessoa

Durante entrevista concedida ao jornalista Júnior Duarte, realizada na manhã do último sábado, 19 de dezembro, através do programa Poder e Notícia, na Rádio Princesa FM, o prefeito do município de Juru, no Sertão da Paraíba, Luis Galvão da Silva, do partido Cidadania, apresentou um balanço dos seus oito anos de mandato e falou das principais ações e realizações que transformaram a qualidade de vida na cidade no período 2013-2020.

Na ocasião, o prefeito falou brevemente do antes e o depois de Juru, com suas mudanças, conquistas, desafios e dificuldades por ele vencidos juntamente com os servidores em geral, todos comprometidos com o desenvolvimento da cidade.

Segundo Luiz Galvão, o legado da sua administração, que termina em 31 de dezembro, é deixar a cidade estruturada para os próximos anos e para futura gestão, com ênfase para área de saúde onde, juntamente com a primeira dama Maria das Dores Laureano Galvão (Dorinha), tornou o atendimento eficiente no conjunto da rede pública municipal.

"Para chegar à prefeitura o caminho percorrido por mim e Dorinha foi longo e trabalhoso, servimos ao povo na área de saúde todo esse tempo mesmo antes de decidir entrar na vida pública, eu como auxiliar de enfermagem e ela como funcionária da Funasa", lembrou. 

Salários atrasados e precatórios

Citando a precariedade financeira encontrada em janeiro de 2013, o chefe do executivo juruense afirmou que encerra o governo deixando Juru muito diferente e melhor do que quando o assumiu. Desde então, não resta dúvidas que o município passou por várias transformações, desafios causados por oscilações econômicas e políticas no aspecto federal. e, neste ano de 2020 a pandemia da Covid-19, que afetou diretamente a economia do município, inclusive com o fechamento do comércio local.

Luis Galvão falou ainda dos salários atrasados dos servidores que encontrou quando entrou na prefeitura e fez questão de lembrar que pagou mais de R$ 3 milhões de precatórios, motivo do comprometimento financeiro dos primeiros anos da sua gestão.

Saúde

Indagado pelo jornalista da Rádio Princesa FM se considera que ao encerrar o segundo mandato ele sai maior do que no primeiro, o gestor disse acreditar que fez as decisões de acordo com o que a cidade precisava em diferentes momentos. Frisou que viu avanço em várias áreas, principalmente pela boa relação com todos os servidores municipais, do gari ao médico, assim como com a comunidade juruense, destacando que o seu maior legado foi o trabalho desenvolvido no setor de saúde, com plantões médicos 24 horas e especialidades no hospital local.

Agricultura

Na área da agricultura, o gestor citou a conservação de todas as estradas vicinais do município, ampliação e reformas de açudes (a exemplo dos mananciais do Distrito Dalmópolis e dos sítios Glória e Cutia, entre outros), distribuição de sementes e criação da Feira do Agricultor, que conta com mais de trinta produtores rurais cadastrados.  

"Faltamos com aração de terras para os agricultores, mas no geral acredito que dentro do possível tivemos uma atenção especial para o setor agrícola",  destacou.  

Aprovação popular de 85% 

Após perder a primeira eleição para prefeito de Juru em 2008 por uma diferença de apenas dois votos, ao vencer em 2013 Luis Galvão trouxe uma nova realidade para a administração municipal e deixa a lição de que independente do prefeito que vier não vai ser mais um governo de gabinete: o governo vem das ruas, das entidades, das pessoas para a prefeitura. 

"A maior prova de que a gente vem no caminho certo, inclusive da nossa aprovação de 85% de acordo com pesquisa realizada, foi a minha reeleição em 2016 e a vitória da minha sucessora esse ano. Para mim, isso foi o prêmio conquistado nesses oito anos", disse o prefeito.

Conhecido pela sua habilidade política e citado pela prefeita eleita como um "craque na política", conforme lembrou o jornalista Júnior Duarte, ele foi perguntado durante a entrevista porque o seu vice rompeu e o motivo de Juru contar  com cinco candidatos a prefeito na última eleição.  

Sorrateiramente Luis Galvão respondeu que foram feitas vária pesquisas e todas elas apontavam que o nome de Solange era o melhor para vencer a disputa: "Solange superou os outros quatro nomes, as urnas mostraram que o povo queria ela", limitou-se o gestor ao afirmar que quem poderia ser candidato a vice tinha aspirações individuais, sem pensar de maneira mais coletiva.

Canal do Bairro do Açude e Matadouro Público

Ao ser perguntado sobre o que gostaria de fazer e não foi feito, Luis Galvão citou a obra do canal do Bairro do Açude, cujo projeto foi devidamente elaborado mas por falta de recursos deixou de ser executada. 

"Canalizar as águas do Bairro do Açude era um sonho meu e de Dorinha, mas infelizmente os recursos não foram disponibilizados para realização da obra, apesar do projeto ter sido elaborado e ter sido devidamente encaminhamento para o setor competente. Mas, acredito que a futura prefeita terá oportunidade de realizar esse sonho que não é só meu e de Dorinha, mas também de todos os moradores daquele bairro" frisou.

"Vale ressaltar que naquele bairro foi construído um Posto de Saúde e uma Academia de Saúde na nossa gestão, que servem não apenas os moradores de lá mas também todos que os procuram", acrescentou Luis Galvão.   

"Outra obra importante que não foi construída por falta de recursos, mas que foi feito o projeto e o pleito encaminhado, foi o Matadouro Público. Creio, no entanto, que a prefeita Solange terá oportunidade de realizar também essa obra", disse se desculpando pelo que não conseguiu realizar

Onda de assaltos na cidade

Questionado sobre a onda de assaltos ocorridos no município nos últimos meses, Luis Galvão falou da sensação de insegurança que vinha assustando os moradores de Juru e parabenizou a bem sucedida ação policial que recentemente trouxe mais tranquilidade para todos,  apesar do pequeno efetivo policial muitas vezes insuficiente para frear a violência.  

Emendas parlamentares

O chefe do executivo fez questão de ressaltar a parceria com o deputado federal Hugo Motta, responsável pela aquisição da maioria dos recursos destinados para o município. No entanto, ele citou outros parlamentares que também contribuíram com emendas para Juru, a exemplo dos deputados Nabor Wanderley, Leonardo Gadelha, Edna Henrique, Wellington Roberto, Luiz Couto e Aguinaldo Ribeiro, além dos senadores Veneziano e Daniella Ribeiro e do ex-senador Cássio Cunha Lima.  

"Sempre que fui a Brasília com a minha esposa Dorinha, fazia questão de visitar todos os deputados e senadores que foram votados em Juru, quer seja pelo governo ou pela oposição, e, graças a Deus e a Santa Terezinha, todos contribuíram com recursos encaminhados para o nosso município", declarou. 

O que vai fazer a partir de 1º de janeiro de 2021

O jornalista Júnior Duarte quis saber o que Luis Galvão iria fazer após deixar o governo e se ele aceitaria ser nomeado secretário municipal na futura gestão. Na ocasião, o atual mandatário respondeu que estava pronto para ajudar a prefeita Solange Félix no que fosse necessário para que ela realizasse uma boa administração e pudesse ser reeleita, pois seria bom para ele que a indicou para disputar o cargo.

"Irei para secretaria que for convocado, quero ajudar a futura prefeita se ela precisar", respondeu Luis Galvão ao afirmar que contribuiria com a sua experiência para que o governo Solange Félix fosse bem sucedido, mas considera que ela está apta e saberá das responsabilidades que está assumindo.  

Todos os servidores receberão seus salários até 31 de dezembro

A menos de um mês do final do seu segundo mandato, Luiz Galvão fez questão de dizer que nenhum servidor ficará com os salários atrasados para que a futura gestão pague os seus vencimentos, quer seja funcionário ativo ou inativo.

"Todos os servidores municipais, efetivos, aposentados e pensionistas, receberão os seus salários até o dia 31 de dezembro", garantiu.

Inaugurações

Em tom de despedida, o prefeito Luis Galvão concluiu a entrevista convidando a população juruense para participar das inaugurações que serão realizadas no próximo domingo, dia 27 de dezembro, oportunidade que contará com a presença do deputado federal Hugo Motta, dentre outras autoridades.

Tais inaugurações são uma prova de que a cidade evoluiu em relação a janeiro de 2013, quando o recém-empossado prefeito teve que enfrentar problemas graves, como o lixão a céu aberto (hoje os resíduos são transportados para cidade de Piancó - PB), além da falta de água saneada em decorrência do colapso do açude que abastece a cidade. São realizações que se afastam de questões político-partidárias, que expressam o melhor interesse da cidade e dos seus cidadãos.

"No dia 27 de dezembro iremos inaugurar a Pavimentação Asfáltica nas principais ruas da cidade, além de Postos de Saúde, Praças e Ginásios Polivalentes de Esportes construídos na cidade e no distrito Dalmópolis, Academia de Saúde, Pavimentação em Paralelepípedos de várias ruas da cidade, do distrito Dalmópolis e povoado Cachoeira dos Costas, cujas obras foram construídas em sua maior parte através de recursos conseguidos pelo deputado federal Hugo Motta, que, entre outras autoridades, se fará presente em Juru nesse dia juntamente com o seu pai, o deputado Nabor Wanderley, que também tem ajudado à nossa administração", disse o gestor lembrando que os participantes do evento precisavam cumprir as orientações para o combate a pandemia da Covid-19. 

"Por causa dessa terrível doença eu pensei que ia perder Dorinha, mas graças a Deus ela está recuperada", declarou Luis Galvão ao lembrar que a sua esposa contraiu o novo coronavírus, mas que a mesma já estava bem.

Finalizando, Luis Galvão agradeceu a confiança da população e disse que não fez 100%, mas cumpriu o seu dever, encerrando assim o 8º ano da sua administração no 59º aniversário de Juru. 

"Cometemos erros, mas acertamos mais do que erramos", concluiu Luis Galvão, com o jornalista Júnior Duarte enaltecendo a história política do prefeito juruense como sendo digna de escrever um livro e que o mesmo deixa sua marca na história de Juru. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário