sábado, 5 de dezembro de 2020

Cuidados com a saúde de idosos acometidos pela Covid-19

COVID-19 EM IDOSOS: médico paraibano explica por que eles são mais vulneráveis e quais cuidados devem adotar

2020 3 13 18 19 56 7648 - COVID-19 EM IDOSOS: médico paraibano explica por que eles são mais vulneráveis e quais cuidados devem adotar

O agravamento da saúde do senador José Maranhão (MDB), transferido para hospital privado em São Paulo após infecção pelo novo coronavírus, chama a atenção sobre os cuidados com a saúde de idosos acometidos pela Covid-19. As pessoas acima de 60 estão inseridas no grupo de risco do novo coronavírus, por isso, redobrar os cuidados é a principal dica para evitar a contaminação.

Segundo o médico infectologista Fernando Chagas, ao perceber os primeiros sinais de infecção pelo novo coronavírus, o paciente idoso deve procurar um atendimento médico imediatamente, pois há um risco maior de agravamento dos sintomas nesse público.

“O déficit de imunidade pode fazer com que o paciente idoso passe mais tempo com o vírus em sua mucosa nasal, produzindo inflamações, que pode se refletir no agravamento do quadro”, disse. Os principais sintomas são tosse, dor no corpo, dor de cabeça, febre, moleza e coriza. Nos primeiros dias desses sintomas, é importante fazer o exame do swab, com coleta do material no nariz do paciente.

Riscos

As vulnerabilidades do paciente idoso estão ligadas, segundo Fernando Chagas, à baixa imunidade do organismo e à evolução rápida dos comprometimentos pulmonares. “Pacientes idosos também têm menos células renais, o que têm mais risco de ter insuficiência renal, e também os comprometimentos cardiovasculares. Então, se trata de um paciente que precisa de um cuidado e um monitoramento muito maior”, reforçou.

Cuidados

Nas festas de fim de ano, por causa das aglomerações, é importante separar pratos, talheres e copos que serão utilizados pelos idosos e evitar toques, abraços e beijos. “Esse cuidado faz com que possamos protegê-los a todo custo, por se tratar da população mais vulnerável. Não existe medicação que melhore propriamente a imunidade, apesar da prescrição de vitamica C, de zinco, mas os estudos não têm algo de afirmativo. Então, o ideal é uma dieta balanceada, caminhadas e exercícios físicos que não sejam de impactos, e evitar excessos”, disse.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Felipe Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário